Quando você faz alguma coisa por diversão, qualquer resultado final sempre está bom.
Quando você faz alguma coisa por paixão, a tendência é que você sempre busque a perfeição.
Seja bem vindo ao Paraíso do Rock & Roll, o blog de música mais eclético da Internet!
Se você não quiser ouvir a trilha sonora de fundo (por exemplo, as duas primeiras músicas "Battle Scar" do Max Webster com a participação do Rush e "Tough Break" que o Rush gravou como um quarteto e quem canta é um roadie da banda), aperte o botão pause do vídeo no fim deste post.
Antes de você sair navegando pelo blog e descobrir os inúmeros tesouros que por aqui se encontram, é de fundamental importância que você leia todos os paragráfos desta página para que você saiba como as coisas funcionam por aqui. Você deve fazer isso agora mesmo, porque todas as informações necessárias referentes ao funcionamento do blog, se encontram nesta página. Quero deixar claro desde já que qualquer mail enviado para o endereço que está no fim deste post com dúvidas sobre os assuntos aqui abordados, sendo verificado que resultam da falta da leitura de todos estes paragráfos, o mesmo não será respondido e nem arquivado. Portanto, não deixe para fazer depois o que você precisa fazer agora.
Se você não quiser ouvir a trilha sonora de fundo (por exemplo, as duas primeiras músicas "Battle Scar" do Max Webster com a participação do Rush e "Tough Break" que o Rush gravou como um quarteto e quem canta é um roadie da banda), aperte o botão pause do vídeo no fim deste post.
Antes de você sair navegando pelo blog e descobrir os inúmeros tesouros que por aqui se encontram, é de fundamental importância que você leia todos os paragráfos desta página para que você saiba como as coisas funcionam por aqui. Você deve fazer isso agora mesmo, porque todas as informações necessárias referentes ao funcionamento do blog, se encontram nesta página. Quero deixar claro desde já que qualquer mail enviado para o endereço que está no fim deste post com dúvidas sobre os assuntos aqui abordados, sendo verificado que resultam da falta da leitura de todos estes paragráfos, o mesmo não será respondido e nem arquivado. Portanto, não deixe para fazer depois o que você precisa fazer agora.
Os posts que já se encontram prontos com material para download estão ao lado com um link ativo. O número entre colchetes representa o número de álbuns disponíveís da banda ou cantor mencionado. Neste momento estou preparando o material que comporá as outras postagens que ainda não ficaram prontas e aos poucos todos os outros vão estar disponíveis também, e em breve o blog estará completo.
Observação: Eu ia deixar para publicar estes posts quando os mesmos já estivessem prontos, entretanto está demorando mais para finalizá-los do que eu imaginava, então resolvi colocar uma pequena amostra do que haverá quando o blog estiver completo. Por isso, não se engane com o pouco conteúdo que existe agora; o post do Rush, por exemplo, que ainda estou editando, agora está com quase 180 álbuns e eu ainda não finalizei porque estou tentado arrumar alguns discos que me interessam muito e que ainda não consegui pegar.
Indice
Sobre o Conteúdo
Sobre as Bandas do Blog
Sobre os Arquivos
O que diz a Lei do Brasil
Sobre Vírus em Arquivos .mp3
Sobre Discografias Incompletas
Sobre o Nome dos Arquivos
Sobre as Pastas Compactadas
Sobre as Versões Demo
Cds Duplos, Cds Triplos, Box Sets...
Sobre os Bootlegs
Sobre Rehearsals
Sobre a Pasta Bonus Tracks
Sobre Albuns Lançados Não Oficiais
Quem disse que .mp3 de 128 kbps não tem qualidade?
Sobre Coletâneas
Como Baixar os Arquivos do Blog
Sobre os Comentários
Sobre a Promoção Ganhe Cds de Áudio Originais
Contato
Um Aviso Muito Importante
Eu
não fiz o download destes arquivos da internet pensando em montar um
blog de música. Eu fiz o download destes arquivos antes de qualquer
coisa, para o "meu próprio consumo". Boa parte das músicas que estão
aqui eu baixei entre 2008 e 2009 e estavam hospedadas nos sites
Megaupload e RapidShare e se perderam para sempre quando estes dois
portais saíram do ar pela primeira vez.
Eu
decidi montar este blog em 2013 depois de perceber que inúmeros
tesouros que eu tinha e que eu curtia isoladamente em casa não estavam
mais disponíveis em nenhum lugar da internet (pelo menos em sites e
blogs públicos) e os únicos endereços da rede que faziam referência a
eles eram os mesmos que eu os tinha pego no passado, e agora estavam
expirados e quebrados. Então, como uma forma de retribuição aos
guerreiros do passado que não tiveram a oportunidade de criar um blog e
mesmo assim me disponibilizaram centenas de pérolas que eu não teria
conseguido obter se não fosse eles eu decidi fazer esta página, para
preservar estes arquivos e disponibilizá-los para todos que até agora
não tiveram a oportunidade de encontrá-los, conhecê-los e principalmente
obtê-los.
Sobre o Conteúdo
Todo
o conteúdo deste blog foi retirado da própria internet. Portanto quero
deixar claro que não tenho a mínima responsabilidade pelo eventual mau
uso destes arquivos por qualquer pessoa que venha a fazer o download dos
mesmos para qualquer tipo de fim ignóbil.
Sobre as Bandas do Blog
Os
motivos que levam uma pessoa a gostar de uma banda ou cantor são tão
diversos quanto ao número de bandas e cantores que existem. Momentos
específicos, como um relacionamento ou um momento marcante costumam ser
marcados por uma música em particular. O 1° disco de rock que eu comprei
foi Somewhere In Time, por causa do clip de "Wasted Years" que passava
em um programa na Tv Gazeta. Aliás, na tv passou os seguintes programas,
dedicados ao rock; Realce (o primeiro, com o dj Beto Rivera, que também
apresentou outro programa parecido, chamado Clip Trip) e mais outro,
chamado Super Special, que se não me engano passou na extinta Tv
Manchete. Até então eu era um roqueiro passivo, que só ouvia rock no
rádio e na tv, mas este disco era tão bom que depois dele eu senti a
necessidade de "ir atrás" da música, em vez de esperar que ela me
alcançasse. No entanto, eu nunca me deixei influenciar por bandas
renomadas que todo mundo ouvia, mas sim as músicas que me tocavam. Pra
mim a banda ser famosa ou desconhecida é um detalhe, se o som me tocar
eu vou ouvir e ponto final. Por causa disso, existem algumas bandas
famosas que eu não gosto, não ouço de jeito nenhum, porque suas músicas
não me tocam e de fato não me interessam. Existem outras bandas que eu
ouço, sempre apenas no rádio e que eu até gosto de algumas músicas, mas
não o suficiente para querer colecionar. Em ambos os casos, estas bandas
que eu me reservo o direito de não mencionar, ficaram de fora do blog.
Não me vejo na obrigação de ouvir uma banda porque "todo mundo ouve",
até porque nem toda banda que é famosa mundialmente é sinônimo de
qualidade (na minha opnião, que fique bem claro), não é porque tem nome
que significa que faz um som legal, tem muita banda que não é conhecida
no Brasil e que não toca em nenhuma rádio e que tem um som de alta
qualidade, o melhor exemplo disso é a banda alemã Eloy, o que rearfirma o
que eu disse antes, não por acaso nunca tocaram no Brasil. Eu ouvi, há
uns 2 anos atrás a discografia de duas bandas que no rádio toca muito
pouco (que eu também não revelarei os nomes para não criar discussões
inúteis) e o que eu descobri é que tirando as (poucas) músicas que tocam
no rádio, não se salva quase nada...é evidente que existem pessoas por
aí que idolatram estas duas bandas, uma delas inclusive será postada no
blog, mas a outra eu não colocarei. Como eu já disse, as bandas que eu
colocarei aqui são as bandas que eu gosto, com certeza alguns nomes que
estão aqui irão surpreender alguns rockers conservadores, mas como eu já
falei eu ouço a música que me toca, porque na verdade eu gosto em
primeiro lugar de música, a banda vem depois, e eu não me prendo a um
determinado estilo musical. Tenho ciência que este blog não é o mais
completo no que diz respeito a bandas famosas, mas com certeza agora é o
mais completo no que diz respeito a estilos diferentes. Para mim o nome
é apenas um rótulo, é mais ou menos como o livro, tirando o gênero, é
tudo praticamente a mesma coisa. Além disso tudo, existe um detalhe: o
que está aqui eu gosto, conheço. Eu me sentiria estar agindo com
falsidade se eu construísse este blog e colocasse nele todas as bandas
que eu não gosto ou não conheço, apenas para que ele atraísse todos que
gostam de rock, porque na verdade nós compartilhamos o que gostamos e
aquilo que nós nos indentificamos. Também não escolhi as bandas pensando
em atrair apenas as pessoas que gostam delas. Gosto de fazer as coisas
bem feitas, e isso só é possível se eu trabalhar com as coisas que me
dão prazer. Nada impede que no futuro alguma outra banda ou cantor seja
adicionado, além daqueles que farão parte do blog, porque ainda existem
algumas bandas e cantores que eu ainda não formei um juízo de valor
porque desconheço toda a sua obra, no entanto há muitos nomes que estão
permanentemente vetados e que nunca aparecerão por aqui, porque estão na
lista dos que eu não gosto desde sempre. Porque como você pode
imaginar, seria uma verdadeira tortura eu ter que escutar centenas de
músicas de uma banda ou cantor que eu não suporto, além do fato de ser
uma incoerência eu compartilhar um material que eu mesmo não gosto e que
eu não escuto. Eu não me daria a este trabalho nem mesmo que eu pudesse
receber por isso.
Sobre os Arquivos
Este
blog não tem fins lucrativos, não incentiva, não contribui e muito
menos apóia a pirataria de qualquer forma. A única intenção deste blog é
divulgar as obras primas das melhores bandas do universo do rock em
suas melhores tendências para que as pessoas de bom gosto conheçam e se
interessem em adquirir estas discografias em discos de vinil, cds e dvds
originais. Quem gosta de rock desde 1984, assim como eu, sabe que a
experiência de ouvir uma pérola do rock como Kill Em All em uma vitrola
com caixas de 35 watts de potência é uma das mais incríveis formas de se
viajar sem sair do lugar. E uma experiência inigualável.
O que diz a Lei do Brasil
De
acordo com o artigo 184 do código penal brasileiro, disponibilizar e
baixar .mp3 na internet não é crime de pirataria, porque não consiste na
obtenção de lucros. A pirataria só é consumada quando o dono do site ou
blog ou a pessoa que baixou os arquivos estiver obtendo lucro atravéz
de qualquer forma de comercialização sobre a discografia protegida do
cantor ou da banda que a criou, sem o consentimento e a autorização dos
mesmos, pois a obra em si é protegida pela lei de direito autoral.
Sobre Vírus em Arquivos .mp3
Este
blog não copia links alheios espalhados pela internet, nem mesmo os
links onde estes arquivos estão hospedados. Todos estes arquivos, depois
de baixados passaram por um escaneamento pelo Comodo Anti Vírus
atualizado, e só depois disso é que foi feito upload dos mesmos.
Portanto não existe a menor das chances de existir qualquer tipo de
arquivo malicioso em algum destes .mp3, o que pode acontecer é de haver
um tipo de programa indesejado no seu computador oculto, que está
programado para ser executado em segundo plano quando você estiver
utilizando um média player, como "segunda instância". O que muitas vezes
pode acontecer, e que costuma ocorrer, é que infectam uma página ou um
servidor inteiro para ele baixar todos os tipos de vírus para o seu
computador juntamente com o arquivo que você tentou baixar, sem que você
saiba ou tenha conhecimento disso.
Para que isso não aconteça, é muito importante que você tome alguns cuidados:
1º Desconfie sempre quando ao clicar no botão "download" acontecer de o navegador ser redirecionado para uma página estranha ou então acontecer de ao tentar fechar esta página o navegador travar. Neste caso, você deve imediatamente cortar a conexão puxando o cabo de internet do computador. Assim, será possível você ao menos tentar fechar a página e descobrir se o navegador estava baixando alguma coisa sem que você soubesse. Se você insistir em fechar a página com a conexão ativa, é certo que o sistema irá travar e aí você vai ser obrigado a reiniciar o computador. E neste caso você não vai conseguir descobrir nem saber o que aconteceu para ter provocado isso.
2º Use de preferência o Firefox com o Flagfox habilitado, e prefira sempre usar sites conhecidos de compartilhamento, que ofereçam a possibilidade de scanner online, que verificam os arquivos subidos pelos usuários. Isso garante que o seu download não tem arquivos maliciosos embutidos.
3º Evite usar o Windows Media Player, principalmente se o seu Windows não for original e se isso não for possível, evite usá-lo quando estiver conectado a internet. Milhares de vírus foram escritos programados para serem executados exatamente quando o WMP está ativo, porque exatamente quando você está distraído é que as coisas acontecem. È muito comum, por exemplo, ao ouvir uma música no computador nós fecharmos os olhos e imaginarmos alguma situação que tenha alguma relação com aquela música, e nesta hora talvez esteja acontecendo algo que você não saiba. Por isso é importante também instalar um firewall de terceiros e tirar todos os programas do computador da lista de confiáveis, porque desta maneira, se qualquer vírus contaminar um programa que você usa com freqüencia, como ele está na lista de permitidos, ele será executado, até mesmo se houver uma instrução para bloquear mensagens na tela e caixas de diálogo, para que você não saiba que naquele momento há um vírus ativo e sendo executado em segundo plano.
4º É de conhecimento público que alguns sites de determinados países são considerados altamente perigosos, conhecidos por hospedarem verdadeiros packs de vírus de todos os tipos camuflados como downloads inofensivos de áudio e vídeo. Estes sites e blogs não serão mencionados explicitamente aqui, devido ao risco que corro de ser vítima de algum cracker desocupado que vive para atrapalhar a vida dos outros. Uma rápida pesquisa no Google será suficiente para obter os nomes, e fica aqui uma dica: você deve evitar, de todas as formas, baixar conteúdos de sites e de blogs de idiomas difíceis e complexos de entender, cuja gramática seja difícil de identificar e de compreender.
Para que isso não aconteça, é muito importante que você tome alguns cuidados:
1º Desconfie sempre quando ao clicar no botão "download" acontecer de o navegador ser redirecionado para uma página estranha ou então acontecer de ao tentar fechar esta página o navegador travar. Neste caso, você deve imediatamente cortar a conexão puxando o cabo de internet do computador. Assim, será possível você ao menos tentar fechar a página e descobrir se o navegador estava baixando alguma coisa sem que você soubesse. Se você insistir em fechar a página com a conexão ativa, é certo que o sistema irá travar e aí você vai ser obrigado a reiniciar o computador. E neste caso você não vai conseguir descobrir nem saber o que aconteceu para ter provocado isso.
2º Use de preferência o Firefox com o Flagfox habilitado, e prefira sempre usar sites conhecidos de compartilhamento, que ofereçam a possibilidade de scanner online, que verificam os arquivos subidos pelos usuários. Isso garante que o seu download não tem arquivos maliciosos embutidos.
3º Evite usar o Windows Media Player, principalmente se o seu Windows não for original e se isso não for possível, evite usá-lo quando estiver conectado a internet. Milhares de vírus foram escritos programados para serem executados exatamente quando o WMP está ativo, porque exatamente quando você está distraído é que as coisas acontecem. È muito comum, por exemplo, ao ouvir uma música no computador nós fecharmos os olhos e imaginarmos alguma situação que tenha alguma relação com aquela música, e nesta hora talvez esteja acontecendo algo que você não saiba. Por isso é importante também instalar um firewall de terceiros e tirar todos os programas do computador da lista de confiáveis, porque desta maneira, se qualquer vírus contaminar um programa que você usa com freqüencia, como ele está na lista de permitidos, ele será executado, até mesmo se houver uma instrução para bloquear mensagens na tela e caixas de diálogo, para que você não saiba que naquele momento há um vírus ativo e sendo executado em segundo plano.
4º É de conhecimento público que alguns sites de determinados países são considerados altamente perigosos, conhecidos por hospedarem verdadeiros packs de vírus de todos os tipos camuflados como downloads inofensivos de áudio e vídeo. Estes sites e blogs não serão mencionados explicitamente aqui, devido ao risco que corro de ser vítima de algum cracker desocupado que vive para atrapalhar a vida dos outros. Uma rápida pesquisa no Google será suficiente para obter os nomes, e fica aqui uma dica: você deve evitar, de todas as formas, baixar conteúdos de sites e de blogs de idiomas difíceis e complexos de entender, cuja gramática seja difícil de identificar e de compreender.
Sobre Discografias Incompletas
Aqui
você encontrará algumas discografias que estarão incompletas.
Incompletas não porque eu desconheça a história de algumas destas bandas
ou cantores, muito pelo contrário. Estarão incompletas porque no meu
ponto de vista particular algumas bandas mudaram muito o seu estilo
inicial e por isso em um determinado momento o trabalho delas deixou de
me interessar e neste momento eu parei de acompanhá-las e daí para
frente eu parei de ouvir o som delas. O melhor exemplo para explicar o
que estou estou dizendo é a obra do Bon Jovi. A partir de Keep The Faith
eu não escuto nada deles, e por isso a partir deste ponto não haverá
mais nada deles aqui. O que está postado no blog e que será postado
futuramente é o material que eu tenho salvo no meu computador, e
portanto os arquivos que eu costumo ouvir. Aqui eu não vou postar
nenhuma discografia para "fazer média", com músicas trocadas,
incompletas ou faltando, porque eu conheço a história e as obras de
todos os artistas que estão e que estarão aqui, porque os acompanho há
muitos anos, devido ao fato de ter começado a ouvir rock com apenas 9
anos de idade. Aqui alguns discos ficaram de fora, mas isso ocorreu ou
ocorrerá por um motivo que para mim é justificável, não porque eu
desconheça a discografia de alguma banda ou cantor.
Sobre o Nome dos Arquivos
Devido
ao recentes acontecimentos com alguns sites de compartilhamento, eu
pensei em algo para evitar que este tipo de problema pudesse ocorrer por
aqui. Por isso, aqui todas as discografias receberam nomes codificados.
Apesar de o nome do arquivo .rar não remeter ao nome do disco, todo o
conteúdo listado no post se encontra dentro dele.
Sobre as Pastas Compactadas
Quando
eu decidi criar este blog, eu tive uma idéia que facilitaria em muito a
obtenção destes arquivos, em vez de criar uma pasta compactada de cada
álbum, eu criaria apenas um único arquivo, dividido em várias partes,
com todos os álbuns juntos. Isso seria uma verdadeira "mão na roda" para
os casos das discografias que beiram ou passam de uma centena
de discos, porque em vez de ter que fazer dezenas de extrações e
digitações de senhas, seria feita apenas uma extração e a senha seria
digitada uma única vez. Isso ainda resolveria outro problema; ao invés
de ficar marcando o tamanho de cada arquivo baixado, para saber se a conexão não o tinha corrompido bastaria anotar um único valor e fazer a
comparação com os outros volumes baixados, que seriam idênticos, com
exceção da última parte. Só que isso trouxe um problema sério: a medida
que as discografias fossem atualizadas, eu teria que refazer todo o
trabalho, para incluir um novo álbum. Mas a pior parte seria fazer o
upload inteiro de novo, sem contar cadastrar todos os links novamente. Então
eu decidi isso da maneira mais inteligente possível; as discografias
dos artistas que já encerraram a carreira (ou então que eu parei de
acompanhar) e que devido a isso não serão mais atualizadas, serão
postadas como um único arquivo, dividido em várias partes, para
facilitar a vida de todos, pois desta forma será gasto menos tempo para
baixar tudo.
Sobre as Versões Demo
Estas
músicas são os primeiros registros que as bandas costumavam fazer
antigamente como proposta de divulgação para conseguirem assinar com uma
gravadora. Ou então as primeiras versões trabalhadas do material que
seriam incluídas no disco que ainda não estava pronto. Depois que a
banda ou o cantor se tornam famosos, e se passam 10, 20, 30 ou 40 anos
de carreira, estes materiais costumam adquirir uma aura de reliquía, de
preciosidade e atraem a atenção dos fãs mais fanáticos e se tornam
objetos de coleção. Claro que este blog não poderia ostentar o nome que
tem se não tivesse estes verdadeiros tesouros para compartilhar. Veja os
detalhes abaixo:
Amazing - As versões Demo que contiverem esta classificação são aquelas músicas que tem uma qualidade de áudio igual e algumas vezes superior a qualidade cristalina das clássicas versões de estúdio.
Very Good - As versões Demo que contiverem esta classificação são aquelas músicas que tem uma qualidade de áudio satisfatória, mas que não chegam a qualidade cristalina das clássicas versões de estúdio.
Not Mixed - As versões Demo que contiverem esta classificação são aquelas músicas que tem uma qualidade de áudio ruim. Evidentemente são colocadas aqui apenas por se tratarem de um documento histórico.
As classificações acima serão aplicadas apenas quando se referirem a um álbum inteiro, quando ocorrerem casos de muitas versões demo de vários álbuns que tenham sido reunidas em uma única pasta, quando for especificada a qualidade do áudio (Sound Quality) será sempre marcada como "Various" pelo fato de haverem diferentes qualidades de áudio em razão destas músicas terem sido gravadas em momentos diferentes. Poderá ocorrer também de a música em questão ter sido copiada de uma matriz de uma fita de áudio convencional, e uma parte da fita infelizmente ter estragado, e devido a isso a música estar cortada. Sempre que isso acontecer, na frente da música estará a palavra "Cut".
Amazing - As versões Demo que contiverem esta classificação são aquelas músicas que tem uma qualidade de áudio igual e algumas vezes superior a qualidade cristalina das clássicas versões de estúdio.
Very Good - As versões Demo que contiverem esta classificação são aquelas músicas que tem uma qualidade de áudio satisfatória, mas que não chegam a qualidade cristalina das clássicas versões de estúdio.
Not Mixed - As versões Demo que contiverem esta classificação são aquelas músicas que tem uma qualidade de áudio ruim. Evidentemente são colocadas aqui apenas por se tratarem de um documento histórico.
As classificações acima serão aplicadas apenas quando se referirem a um álbum inteiro, quando ocorrerem casos de muitas versões demo de vários álbuns que tenham sido reunidas em uma única pasta, quando for especificada a qualidade do áudio (Sound Quality) será sempre marcada como "Various" pelo fato de haverem diferentes qualidades de áudio em razão destas músicas terem sido gravadas em momentos diferentes. Poderá ocorrer também de a música em questão ter sido copiada de uma matriz de uma fita de áudio convencional, e uma parte da fita infelizmente ter estragado, e devido a isso a música estar cortada. Sempre que isso acontecer, na frente da música estará a palavra "Cut".
Cds Duplos, Cds Triplos, Box Sets...
Se
tem uma coisa que eu não abro mão é de praticidade. No ínicio da década
de 1990, quando o formato .mp3 ainda não tinha sido inventado, o cd
gravável também não existia e o cd prensado imperava, era normal
acharmos cds duplos, triplos e quádruplos (mais conhecidos como Box
Sets) nas melhores house rocks especializadas. O disco de vinil ainda
era fabricado no Brasil e o cd começava a se tornar popular. Naquela
época, não era possível converter o áudio de cds originais e por isso se
justificava este nome. Hoje em dia, em que é possível armazenar
milhares de músicas no computador e no pen drive, não existe mais a
necessidade de criar pastas chamadas cd1, cd2, cd3 e etc, porque neste
caso não é em um cd físico que estas músicas estão armazenadas, além
disso, hoje existe o dvd, que permite gravar uma discografia inteira em
um único disco no formato .mp3 (como backup de segurança, como qualquer
outro tipo de arquivo importante que você tem no computador e quer ter a
certeza de ter uma cópia para o caso do hd dar pau) e dependendo da
quantidade de músicas, até mesmo em outros formatos. Se tem uma coisa
que eu odeio é ficar navegando por sub pastas para achar as coisas que
eu quero, por isso no meu computador não existem estas pastas, apenas a
"pasta mãe" com os .mp3 dentro, não importa se é um box set com 50 ou
100 músicas, todas estão em uma única pasta. Quem gosta do formato
antigo, se quiser se dar a este trabalho, pode montar no seu computador
desta forma, inclusive com cada pasta com a quantidade de músicas que
não ultrapasse 80 minutos de duração, para maior fidelidade ainda. Eu
estou fora desta.
Sobre os Bootlegs
Existem três tipos de bootlegs: Soundboard, Broadcast e Audience.
Bootlegs "Soundboard" são gravados direto da mesa de som do concerto e
quase sempre tem a mesma qualidade dos álbuns ao vivo oficiais, mas
existem muitos casos em que estas gravações conseguem ter uma qualidade
muito superior. Normalmente estas gravações estão com uma taxa de 320
kbps ou em formato .flac, o que faz com que os melhores bootlegs tenham
um tamanho muito grande, ás vezes 1 único álbum chega a ter mais de 1 GB
de tamanho. Os bootlegs que estão aqui foram todos convertidos com um
programa específico para a taxa de 128 kbps e com isso foram preservados
todos os seus níveis de qualidade sonora, uma vez que foi feita a
conversão da taxa mais alta de kbps para uma mais baixa é possível
evitar a perda da qualidade de áudio. Já os bootlegs "Broadcast"
normalmemente são feitos a partir de uma fonte externa, como uma
transmissão de rádio, de televisão e mais recentemente da internet. A
qualidade neste caso é dependente da qualidade da transmissão, mas tendo
em vista os avanços tecnológicos nestas áreas, quase sempre nestes
casos os bootlegs costumam ter uma excelente qualidade de áudio,
chegando mesmo até a ficar no mesmo nível dos bootlegs Soundboard, e ás
vezes só os ouvindo não chega a ser possível distingüir um do outro.
Agora os bootlegs "Audience" são os bootlegs gravados pela platéia e
podem ter a qualidade de som próxima ao do bootleg soundboard ou então
pode ser tão ruim ou igual a alguns bootlegs do passado, prensados em
discos de vinil. Nos anos 90 era comum encontrar estes bootlegs no
formato cd em lojas de rock especializadas e tinham alguns selos que
eram sinônimo de qualidade garantida. Hoje em dia é praticamente
impossível achar este material, porque tinha muita coisa hospedada no
Megaupload e no Rapid Share antes deles terem saído do ar e embora
alguns sites ainda estejam online, não foi refeito upload deste material
e então é aquela história: quem pegou se deu bem e quem não conseguiu
agora só resta chorar. Mas voltando ao assunto, não chega a ser difícil
diferenciar um bootleg Soundboard de um Audience quando a qualidade for
equivalente; em um bootleg que seja audience, sempre se ouvirá palmas e
gritos muito altos e embora muitas vezes a qualidade do som seja boa se
perceberá que a música está um pouco distante principalmente quando o
vocalista estiver falando com o público. No bootleg que seja soundboard a
impressão será a mesma que você tem quando está ouvindo a música na
versão de estúdio, ou seja, que o vocalista está cantando "no seu
ouvido". Para ser mais preciso, eu classifiquei os meus bootlegs em 4
categorias para medir a qualidade sonora, são elas:
Unbelievable - Estes bootlegs são todos aqueles que a qualidade do som consegue ser ainda maior do que os álbuns ao vivo oficiais. Estes concertos, quando ouvidos com um fone de ouvido, impressionam pela qualidade da gravação e fica realmente difícil de acreditar que não foram lançados oficialmente. Não consegui achar uma palavra mais apropriada para nomear estes bootlegs. Como o próprio nome já diz, só ouvindo para acreditar.
Quando você ver que a qualidade sonora do bootleg está marcada como Unbelievable isso significa que a gravação está alta (em alguns casos, muito alta), que as partes instrumental e vocal estão divididas em 2 canais (estéreo), que o som está claro, perfeitamente audível, que o barulho da platéia está sempre abaixo da altura do show, e no máximo chega a mesma altura do concerto, nunca acima disso.
Excelent - Estes bootlegs tem a qualidade semelhante aos discos ao vivo oficiais, e em alguns casos ligeiramente um pouco abaixo. Característica própria de alguns bootlegs audience, em que em alguns casos se percebe o som um pouco distante.
Quando você ver que a qualidade sonora do bootleg está marcada como Excelent isso significa que a gravação está alta (em alguns casos, ligeiramente baixa) que as partes instrumental e vocal estão divididas em 2 canais (estéreo), que o som está claro, perfeitamente audível, que o barulho da platéia está na maior parte do tempo abaixo da altura do show, e algumas vezes fica na mesma altura do concerto.
Good - Estes bootlegs tem uma característica inconfundível: o som está alto e o vocal está abafado ou vice versa. Estes bootlegs normalmente foram gravados em um aparelho que captou o áudio em apenas um canal e onde não foi possível fazer nada para melhorar a gravação. Eu os coloquei aqui mais por conta de haver uma música rara sendo executada ao vivo ou por conter uma versão mais longa do que a versão de estúdio do que pela qualidade propriamente dita. Ou por se tratar de um arquivo que ficou marcado por algum acontecimento histórico. Pequenas interrupções são comuns neste tipo de gravação e quase sempre o barulho da platéia está próximo ou na mesma altura do show, pelo fato destas gravações terem sido feitas no meio do público e quase sempre distante do palco. A melhor forma de se ouvir estes bootlegs é com um fone de ouvido, porque a qualidade da gravação na maioria das vezes chega a ser inconstante - no mesmo show algumas músicas estão com uma qualidade razoável e em outros momentos bastante sofrível. No entanto, estes bootlegs ainda podem ser ouvidos várias vezes, apesar de sua baixa qualidade, ao contrário do tipo logo abaixo.
Quando você ver que a qualidade sonora do bootleg está marcada como Good isso significa que a gravação está baixa, que as partes instrumental e vocal estão misturadas, que o som está abafado (ou seja, não dá para ser ouvido com clareza), que o barulho da platéia está constantemente na mesma altura do show, e em alguns momentos fica mais alto que a altura do concerto.
Not Mixed - Estes bootlegs são todos aqueles que foram gravados com um equipamento precário em que não houve um planejamento prévio para a captura do áudio. Lembram aquelas fitas cassetes que nós costumávamos regravar pela 3º vez. Apenas os bootlegs que tenham um contexto histórico e que tenham esta qualidade serão disponibilizados aqui, porque sei que as pessoas costumam ouvir estes shows apenas uma vez e ainda assim apenas por curiosidade. Eu já encontrei muitos bootlegs deste tipo em alguns sites e blogs, onde os proprietários os colocavam e não se preocupavam em dizer que era um arquivo sem qualidade, e quando eu ia ouvir era aquela decepção, eu me sentia frustrado e enganado. Por isso, tive esta preocupação quando resolvi fazer este blog. Aqui ninguém será enganado, poderá baixar qualquer bootleg sabendo com antecedência a qualidade que poderá esperar de cada show. E antes que eu me esqueça, preciso dizer algo não menos importante: no caso particular de bootlegs, considero como a data verdadeira a data em que foi gravado, não a data em que foi lançado. Por exemplo, existem casos de shows que foram gravados há muitos anos atrás e que muitos anos depois, em alguns casos, décadas após, a banda "oficializou" e lançou como parte do seu catálogo. Como este show surgiu como um bootleg, é assim como eu o vejo e o trato, e por isso reconheço como a data oficial a data em que foi gravado.
Quando você ver que a qualidade sonora do bootleg está marcada como Not Mixed isso significa que a gravação está muito baixa, que as partes instrumental e vocal estão misturadas, que o som está muito abafado (ou seja, é ouvido com muita dificuldade) e que o barulho da platéia está permanentemente acima da altura do show.
Para ser colecionador de bootlegs, além de se ter bom gosto é preciso ter bom senso também. Estou dizendo isso porque além de ser rocker é preciso também se conhecer bootlegs, porque eu já vi casos de um mesmo bootleg ter 12 títulos e capas diferentes, ou seja, a menos que você tenha profundos conhecimentos você corre o risco de ter vários clones de um mesmo show no seu computador. Eu fui bastante meticuloso para colocar os bootlegs no meu blog, por isso aqui dificilmente você encontrará um show repetido com um nome diferente. Conheço um blog onde só postam bootlegs que há vários bootlegs "clonados", que o administrador posta sem a menor cerimônia. Aqui eu não faço isso por uma questão de ética e inteligência: além de não ter intenção de enganar ninguém, também não tenho interesse de "trabalhar á toá". Porque quando você posta um bootleg clonado, você faz o upload do mesmo arquivo duas vezes, isso acaba fazendo com que o trabalho demore mais para ser terminado. Ás vezes acontece de um mesmo show ter sido gravado no formato Soundboard e Audience também, neste caso, evidentemente eu procuro postar a origem Soundboard para garantir a qualidade máxima do arquivo. No entanto, alguns títulos são extremamente dificeís de serem encontrados.
Se você já entrou em algum site de bootleg estrangeiro, você pode verificar que existem várias classificações para um bootleg.
O mais comum é que você ache em sites sérios, algo como a figura abaixo:
Se você teve preguiça de contar, eu explico que neste caso há 22 diferentes níveis de qualidade sonora para qualificar um bootleg. Por uma questão de praticidade, prudência e bom senso, eu resolvi simplificar o máximo que eu poderia fazer para qualificar os meus bootlegs, porque se eu fosse procurar seguir os conceitos desta imagem, é certeza que "de ouvido" eu jamais conseguiria qualificar um dos milhares de bootlegs que eu tenho e portanto eu jamais iria postar algum deles.
Para que essa tabela possa ser aplicada, é utilizado um software capaz de medir todas as freqüências sonoras deste arquivo, e para isso é necessário evidentemente a matriz deste arquivo, para que possa ser analizada a sua origem. Como eu não tenho acesso a estas matrizes e também não possuo o equipamento requerido para efetuar esta analise, para simplificar eu decidi utilizar somente 4 níveis de qualidade sonora, mesmo porque se você for ouvir estes bootlegs com um fone de ouvido (o que eu costumo fazer, para determinar a qualidade de cada um deles) a sua preocupação inicial será apenas três; saber se a qualidade da gravação é excelente, mais ou menos ou ruim. Eu usei estas nomenclaturas simplesmente para facilitar o meu trabalho (e o de quem for ouvir), porque como não tenho o equipamento necessário para fazer uma analise mais minuciosa e ainda que tivesse eu acredito que a diferença entre um e outro seria algo provavelmente imperceptível de mensurar.
Se você possui um computador com uma placa mãe com um excelente hardware de som - como no meu caso, com saídas para caixas surround - e tiver a oportunidade de conectar as saídas de áudio em um micro system com entrada auxiliar, você verá por si mesmo que a qualidade de alguns bootlegs que estão aqui não deixam nada a desejar a muitas gravações ao vivo oficiais, e em alguns casos, estão absurdamente mais altas e com o som muito mais claro e cristalino do que elas.
Sei que algumas pessoas poderão ficar com um pé atrás dos bootlegs marcados como Good e por isso não vão querer ou decidirão não baixá-los, mas o que eu tenho para dizer sobre isso é o seguinte; os bootlegs com esta qualidade não significam, em absoluto, que tem a qualidade de som ruim, pelo contrário, há muitos bootlegs aqui marcados com este nome que estão "acima da média" para esta categoria, mas eu não tinha como classificá-los como Excelent, porque o áudio, no meu ponto de vista, não está "limpo" o suficiente para merecer esta denominação e eu também não queria criar uma sub denominação para esta categoria, porque se por exemplo, eu dividisse esta classe de bootlegs em "Very Good" e "Good" eu iria gastar mais tempo analisando-os para decidir em qual destas classes eles se encaixariam e com isso eu iria perder muito tempo para realizar os posts. Pode ser que muitas pessoas que baixem algum bootleg "desta marca" considerem a gravação muito boa, e até possam as considerar como Excelent mesmo. Quando eu decidi criar este blog eu iria colocar mesmo apenas três classificações (Excelent, Good e Poor), porém como muitos bootlegs são melhores do que gravações oficiais eu vi que tinha que fazer algo para diferenciá-los, pois do contrário muitas pessoas achariam que eles seriam bootlegs do mesmo nível dos álbuns ao vivo oficiais, e por isso talvez não tivesse interesse de baixá-los em alguns casos.
Não sei se alguém vai concordar comigo, mas eu penso que bootlegs nos proporcionam uma diversão á parte, primeiro porque temos o privilégio de ouvir muitas músicas que não teríamos como ouvir ao vivo se não fosse por eles, porque as bandas não as tocam nos álbuns ao vivo oficiais, depois há uma questão que é fato; se tivessemos condições financeiras e morassemos nos EUA ou na Inglaterra, poderíamos ver e ouvir estas bandas (as que ainda estão ativas) ao vivo; como muitos de nós não podem, então ouvir um bootleg que foi gravado em algum lugar fora do Brasil é uma oportunidade sem igual, porque embora não estivessemos presentes no local onde o show aconteceu, tivemos pelo menos a chance de ouví-lo. Porque alguém se deu o trabalho de gravá-lo, para "eternizar" aquele momento.
Por isso, acredito que se deve ouvir mesmo bootlegs "Good", pelo menos uma vez. Bootleg ruim, para mim é bootleg Not Mixed, que o som lembra uma estação de rádio mal sintonizada ou com interferência de outra rádio pirata, impossível de se compreender o que se está tocando ou se está cantando. Sei de blogs por aí que colocam este tipo de bootleg nos posts sem a menor cerimônia. Se fosse um "documento histórico" como os que eu disponibilizo, eu até entenderia, mas postar um arquivo destes, sem a menor qualidade, como "um show comum alternativo" é simplesmente imperdoável e inaceitável.
Agora, alguns posts oferecem a possibilidade dos usuários baixarem apenas os arquivos que quiserem, mas assim como já acontecem com as postagens descontinuadas ou finalizadas, em um certo momento mais adiante, a medida em que as bandas forem encerrando suas atividades, os posts serão compostos de um único arquivo, dividido em várias partes menores, a exemplo do que já ocorre agora com alguns posts, para que seja possível baixar tudo fazendo menos downloads. Como é trabalhoso demais digitar o texto que compõe as postagens, nenhum álbum será retirado quando isso acontecer, portanto, no futuro quem quiser ou precisar baixar de novo algum arquivo terá de fazê-lo na íntegra, baixando inclusive aqueles álbuns que eventualmente não teria interesse em ter. Com isso não pretendo "obrigar a ninguém" escutar ou manter em seu computador uma pasta com arquivos que não considera importantes, mas sim a facilitação do meu trabalho gratuito em prol da preservação da música de qualidade. Um post com mais de 100 álbuns leva mais de um mês para ficar pronto, e isso porque eu tenho todos os programas que eu preciso e preparo tudo off-line, só uso a internet para fazer o upload dos arquivos, e esta é a parte mais demorada. Portanto quanto mais postagens finalizadas houverem, menor será o trabalho que eu terei para manter este blog funcionando e menor será também a possibilidade de você entrar aqui procurando alguma coisa e quando for baixar descobrir que o link quebrou ou expirou porque ficou muito tempo inativo. Eu já passei por isso um dia e sei como é: você vai da euforia a frustração em segundos, você tem que avisar o administrador e torcer para ele estar de bom humor e com tempo livre para arrumar logo o problema. Eu quero facilitar o meu trabalho porque com isso o trabalho de vocês será facilitado também, então aí todos ficaram felizes e satisfeitos. Mas antes que eu me esqueça: como já acontece agora, JAMAIS colocarei um arquivo aqui na forma de torrent, porque odeio arquivos torrent. Uma vez pesquisei na internet a respeito e achei um programa que prometia baixar torrents como se fosse um download comum, utilizando a mesma taxa de transferência da conexão (que era de 256 kbps). Estava em uma lan house utilizando um computador com Java instalado, e qual não foi a minha surpresa, revolta, stress e indignação, após executar o programa tendo que recusar inúmeras opções extras que não tinham nada a ver com o objetivo do programa, o programa não apenas não executou como ficou com uma mensagem insistente dizendo que não havia Java instalado e redirecionando para um site, que com certeza era um site fraudulento, enquanto um suposto programa de terceiros que foi instalado a revelia, "pesquisava o registro em busca de erros" (na verdade estava era fazendo alterações na configuração original da máquina).
Não tive alternativa senão reiniciar o computador e me conformar em ficar sem conseguir baixar a !@#$%& do torrent.
Eu estou a espera de "um milagre financeiro" e quando ele se tornar realidade, eu vou continuar mantendo este blog online, mas criarei um site e colocarei nele todos os arquivos que estão aqui, desta forma, não terei o trabalho maçante de fazer uploads, e assim que terminar os posts, já que os arquivos serão adicionados off-line, já estarão disponíveis para todos, e o que é melhor; ninguém correrá mais riscos de encontrar um link quebrado ou expirado e eu não terei motivos também para criar um arquivo único como venho fazendo agora, porque todos os arquivos estarão hospedados em um computador meu, o que permitirá também inúmeros downloads simultâneos, o total que sua conexão permitir e agüentar realizar.
Torçamos para que este dia chegue logo.
Unbelievable - Estes bootlegs são todos aqueles que a qualidade do som consegue ser ainda maior do que os álbuns ao vivo oficiais. Estes concertos, quando ouvidos com um fone de ouvido, impressionam pela qualidade da gravação e fica realmente difícil de acreditar que não foram lançados oficialmente. Não consegui achar uma palavra mais apropriada para nomear estes bootlegs. Como o próprio nome já diz, só ouvindo para acreditar.
Quando você ver que a qualidade sonora do bootleg está marcada como Unbelievable isso significa que a gravação está alta (em alguns casos, muito alta), que as partes instrumental e vocal estão divididas em 2 canais (estéreo), que o som está claro, perfeitamente audível, que o barulho da platéia está sempre abaixo da altura do show, e no máximo chega a mesma altura do concerto, nunca acima disso.
Excelent - Estes bootlegs tem a qualidade semelhante aos discos ao vivo oficiais, e em alguns casos ligeiramente um pouco abaixo. Característica própria de alguns bootlegs audience, em que em alguns casos se percebe o som um pouco distante.
Quando você ver que a qualidade sonora do bootleg está marcada como Excelent isso significa que a gravação está alta (em alguns casos, ligeiramente baixa) que as partes instrumental e vocal estão divididas em 2 canais (estéreo), que o som está claro, perfeitamente audível, que o barulho da platéia está na maior parte do tempo abaixo da altura do show, e algumas vezes fica na mesma altura do concerto.
Good - Estes bootlegs tem uma característica inconfundível: o som está alto e o vocal está abafado ou vice versa. Estes bootlegs normalmente foram gravados em um aparelho que captou o áudio em apenas um canal e onde não foi possível fazer nada para melhorar a gravação. Eu os coloquei aqui mais por conta de haver uma música rara sendo executada ao vivo ou por conter uma versão mais longa do que a versão de estúdio do que pela qualidade propriamente dita. Ou por se tratar de um arquivo que ficou marcado por algum acontecimento histórico. Pequenas interrupções são comuns neste tipo de gravação e quase sempre o barulho da platéia está próximo ou na mesma altura do show, pelo fato destas gravações terem sido feitas no meio do público e quase sempre distante do palco. A melhor forma de se ouvir estes bootlegs é com um fone de ouvido, porque a qualidade da gravação na maioria das vezes chega a ser inconstante - no mesmo show algumas músicas estão com uma qualidade razoável e em outros momentos bastante sofrível. No entanto, estes bootlegs ainda podem ser ouvidos várias vezes, apesar de sua baixa qualidade, ao contrário do tipo logo abaixo.
Quando você ver que a qualidade sonora do bootleg está marcada como Good isso significa que a gravação está baixa, que as partes instrumental e vocal estão misturadas, que o som está abafado (ou seja, não dá para ser ouvido com clareza), que o barulho da platéia está constantemente na mesma altura do show, e em alguns momentos fica mais alto que a altura do concerto.
Not Mixed - Estes bootlegs são todos aqueles que foram gravados com um equipamento precário em que não houve um planejamento prévio para a captura do áudio. Lembram aquelas fitas cassetes que nós costumávamos regravar pela 3º vez. Apenas os bootlegs que tenham um contexto histórico e que tenham esta qualidade serão disponibilizados aqui, porque sei que as pessoas costumam ouvir estes shows apenas uma vez e ainda assim apenas por curiosidade. Eu já encontrei muitos bootlegs deste tipo em alguns sites e blogs, onde os proprietários os colocavam e não se preocupavam em dizer que era um arquivo sem qualidade, e quando eu ia ouvir era aquela decepção, eu me sentia frustrado e enganado. Por isso, tive esta preocupação quando resolvi fazer este blog. Aqui ninguém será enganado, poderá baixar qualquer bootleg sabendo com antecedência a qualidade que poderá esperar de cada show. E antes que eu me esqueça, preciso dizer algo não menos importante: no caso particular de bootlegs, considero como a data verdadeira a data em que foi gravado, não a data em que foi lançado. Por exemplo, existem casos de shows que foram gravados há muitos anos atrás e que muitos anos depois, em alguns casos, décadas após, a banda "oficializou" e lançou como parte do seu catálogo. Como este show surgiu como um bootleg, é assim como eu o vejo e o trato, e por isso reconheço como a data oficial a data em que foi gravado.
Quando você ver que a qualidade sonora do bootleg está marcada como Not Mixed isso significa que a gravação está muito baixa, que as partes instrumental e vocal estão misturadas, que o som está muito abafado (ou seja, é ouvido com muita dificuldade) e que o barulho da platéia está permanentemente acima da altura do show.
Para ser colecionador de bootlegs, além de se ter bom gosto é preciso ter bom senso também. Estou dizendo isso porque além de ser rocker é preciso também se conhecer bootlegs, porque eu já vi casos de um mesmo bootleg ter 12 títulos e capas diferentes, ou seja, a menos que você tenha profundos conhecimentos você corre o risco de ter vários clones de um mesmo show no seu computador. Eu fui bastante meticuloso para colocar os bootlegs no meu blog, por isso aqui dificilmente você encontrará um show repetido com um nome diferente. Conheço um blog onde só postam bootlegs que há vários bootlegs "clonados", que o administrador posta sem a menor cerimônia. Aqui eu não faço isso por uma questão de ética e inteligência: além de não ter intenção de enganar ninguém, também não tenho interesse de "trabalhar á toá". Porque quando você posta um bootleg clonado, você faz o upload do mesmo arquivo duas vezes, isso acaba fazendo com que o trabalho demore mais para ser terminado. Ás vezes acontece de um mesmo show ter sido gravado no formato Soundboard e Audience também, neste caso, evidentemente eu procuro postar a origem Soundboard para garantir a qualidade máxima do arquivo. No entanto, alguns títulos são extremamente dificeís de serem encontrados.
Se você já entrou em algum site de bootleg estrangeiro, você pode verificar que existem várias classificações para um bootleg.
O mais comum é que você ache em sites sérios, algo como a figura abaixo:
Se você teve preguiça de contar, eu explico que neste caso há 22 diferentes níveis de qualidade sonora para qualificar um bootleg. Por uma questão de praticidade, prudência e bom senso, eu resolvi simplificar o máximo que eu poderia fazer para qualificar os meus bootlegs, porque se eu fosse procurar seguir os conceitos desta imagem, é certeza que "de ouvido" eu jamais conseguiria qualificar um dos milhares de bootlegs que eu tenho e portanto eu jamais iria postar algum deles.
Para que essa tabela possa ser aplicada, é utilizado um software capaz de medir todas as freqüências sonoras deste arquivo, e para isso é necessário evidentemente a matriz deste arquivo, para que possa ser analizada a sua origem. Como eu não tenho acesso a estas matrizes e também não possuo o equipamento requerido para efetuar esta analise, para simplificar eu decidi utilizar somente 4 níveis de qualidade sonora, mesmo porque se você for ouvir estes bootlegs com um fone de ouvido (o que eu costumo fazer, para determinar a qualidade de cada um deles) a sua preocupação inicial será apenas três; saber se a qualidade da gravação é excelente, mais ou menos ou ruim. Eu usei estas nomenclaturas simplesmente para facilitar o meu trabalho (e o de quem for ouvir), porque como não tenho o equipamento necessário para fazer uma analise mais minuciosa e ainda que tivesse eu acredito que a diferença entre um e outro seria algo provavelmente imperceptível de mensurar.
Se você possui um computador com uma placa mãe com um excelente hardware de som - como no meu caso, com saídas para caixas surround - e tiver a oportunidade de conectar as saídas de áudio em um micro system com entrada auxiliar, você verá por si mesmo que a qualidade de alguns bootlegs que estão aqui não deixam nada a desejar a muitas gravações ao vivo oficiais, e em alguns casos, estão absurdamente mais altas e com o som muito mais claro e cristalino do que elas.
Sei que algumas pessoas poderão ficar com um pé atrás dos bootlegs marcados como Good e por isso não vão querer ou decidirão não baixá-los, mas o que eu tenho para dizer sobre isso é o seguinte; os bootlegs com esta qualidade não significam, em absoluto, que tem a qualidade de som ruim, pelo contrário, há muitos bootlegs aqui marcados com este nome que estão "acima da média" para esta categoria, mas eu não tinha como classificá-los como Excelent, porque o áudio, no meu ponto de vista, não está "limpo" o suficiente para merecer esta denominação e eu também não queria criar uma sub denominação para esta categoria, porque se por exemplo, eu dividisse esta classe de bootlegs em "Very Good" e "Good" eu iria gastar mais tempo analisando-os para decidir em qual destas classes eles se encaixariam e com isso eu iria perder muito tempo para realizar os posts. Pode ser que muitas pessoas que baixem algum bootleg "desta marca" considerem a gravação muito boa, e até possam as considerar como Excelent mesmo. Quando eu decidi criar este blog eu iria colocar mesmo apenas três classificações (Excelent, Good e Poor), porém como muitos bootlegs são melhores do que gravações oficiais eu vi que tinha que fazer algo para diferenciá-los, pois do contrário muitas pessoas achariam que eles seriam bootlegs do mesmo nível dos álbuns ao vivo oficiais, e por isso talvez não tivesse interesse de baixá-los em alguns casos.
Não sei se alguém vai concordar comigo, mas eu penso que bootlegs nos proporcionam uma diversão á parte, primeiro porque temos o privilégio de ouvir muitas músicas que não teríamos como ouvir ao vivo se não fosse por eles, porque as bandas não as tocam nos álbuns ao vivo oficiais, depois há uma questão que é fato; se tivessemos condições financeiras e morassemos nos EUA ou na Inglaterra, poderíamos ver e ouvir estas bandas (as que ainda estão ativas) ao vivo; como muitos de nós não podem, então ouvir um bootleg que foi gravado em algum lugar fora do Brasil é uma oportunidade sem igual, porque embora não estivessemos presentes no local onde o show aconteceu, tivemos pelo menos a chance de ouví-lo. Porque alguém se deu o trabalho de gravá-lo, para "eternizar" aquele momento.
Por isso, acredito que se deve ouvir mesmo bootlegs "Good", pelo menos uma vez. Bootleg ruim, para mim é bootleg Not Mixed, que o som lembra uma estação de rádio mal sintonizada ou com interferência de outra rádio pirata, impossível de se compreender o que se está tocando ou se está cantando. Sei de blogs por aí que colocam este tipo de bootleg nos posts sem a menor cerimônia. Se fosse um "documento histórico" como os que eu disponibilizo, eu até entenderia, mas postar um arquivo destes, sem a menor qualidade, como "um show comum alternativo" é simplesmente imperdoável e inaceitável.
Agora, alguns posts oferecem a possibilidade dos usuários baixarem apenas os arquivos que quiserem, mas assim como já acontecem com as postagens descontinuadas ou finalizadas, em um certo momento mais adiante, a medida em que as bandas forem encerrando suas atividades, os posts serão compostos de um único arquivo, dividido em várias partes menores, a exemplo do que já ocorre agora com alguns posts, para que seja possível baixar tudo fazendo menos downloads. Como é trabalhoso demais digitar o texto que compõe as postagens, nenhum álbum será retirado quando isso acontecer, portanto, no futuro quem quiser ou precisar baixar de novo algum arquivo terá de fazê-lo na íntegra, baixando inclusive aqueles álbuns que eventualmente não teria interesse em ter. Com isso não pretendo "obrigar a ninguém" escutar ou manter em seu computador uma pasta com arquivos que não considera importantes, mas sim a facilitação do meu trabalho gratuito em prol da preservação da música de qualidade. Um post com mais de 100 álbuns leva mais de um mês para ficar pronto, e isso porque eu tenho todos os programas que eu preciso e preparo tudo off-line, só uso a internet para fazer o upload dos arquivos, e esta é a parte mais demorada. Portanto quanto mais postagens finalizadas houverem, menor será o trabalho que eu terei para manter este blog funcionando e menor será também a possibilidade de você entrar aqui procurando alguma coisa e quando for baixar descobrir que o link quebrou ou expirou porque ficou muito tempo inativo. Eu já passei por isso um dia e sei como é: você vai da euforia a frustração em segundos, você tem que avisar o administrador e torcer para ele estar de bom humor e com tempo livre para arrumar logo o problema. Eu quero facilitar o meu trabalho porque com isso o trabalho de vocês será facilitado também, então aí todos ficaram felizes e satisfeitos. Mas antes que eu me esqueça: como já acontece agora, JAMAIS colocarei um arquivo aqui na forma de torrent, porque odeio arquivos torrent. Uma vez pesquisei na internet a respeito e achei um programa que prometia baixar torrents como se fosse um download comum, utilizando a mesma taxa de transferência da conexão (que era de 256 kbps). Estava em uma lan house utilizando um computador com Java instalado, e qual não foi a minha surpresa, revolta, stress e indignação, após executar o programa tendo que recusar inúmeras opções extras que não tinham nada a ver com o objetivo do programa, o programa não apenas não executou como ficou com uma mensagem insistente dizendo que não havia Java instalado e redirecionando para um site, que com certeza era um site fraudulento, enquanto um suposto programa de terceiros que foi instalado a revelia, "pesquisava o registro em busca de erros" (na verdade estava era fazendo alterações na configuração original da máquina).
Não tive alternativa senão reiniciar o computador e me conformar em ficar sem conseguir baixar a !@#$%& do torrent.
Eu estou a espera de "um milagre financeiro" e quando ele se tornar realidade, eu vou continuar mantendo este blog online, mas criarei um site e colocarei nele todos os arquivos que estão aqui, desta forma, não terei o trabalho maçante de fazer uploads, e assim que terminar os posts, já que os arquivos serão adicionados off-line, já estarão disponíveis para todos, e o que é melhor; ninguém correrá mais riscos de encontrar um link quebrado ou expirado e eu não terei motivos também para criar um arquivo único como venho fazendo agora, porque todos os arquivos estarão hospedados em um computador meu, o que permitirá também inúmeros downloads simultâneos, o total que sua conexão permitir e agüentar realizar.
Torçamos para que este dia chegue logo.
Sobre Rehearsals
Se
você for alguém fissurado por bootlegs, já deverá ter pego algum
bootleg que tivesse esta palavra em seu título. Se você ainda não teve
esta sorte, isso mudará a partir de agora, e você terá motivos de sobra
para se sentir privilegiado e também deixar seus amigos com inveja. Não,
eu não estou exagerando! Um Rehearsal Performance é nada mais nada
menos que um ensaio que algumas bandas fazem com o setlist das músicas
que serão tocadas na próxima turnê, ou para ser mais exato, é um show
gravado sem platéia! Estes ensaios tanto podem ocorrer em um estúdio
como no local onde será iniciada a turnê (geralmente ocorrem um dia
antes do primeiro show). Quer dizer, sem platéia no que diz respeito a
público, porque toda a equipe da banda assiste a apresentação. A grande
dúvida no entanto diz respeito se todos os envolvidos em questão sabiam
que estavam sendo gravados, porque se fosse uma gravação autorizada, as
bandas teriam lançado estes ensaios como parte do seu catálogo, o que
por não ter ocorrido, levanta a suspeita de que ninguém soubesse o que
estava ocorrendo, o que torna esta gravação uma autêntica preciosidade,
porque é possível ouvir alguém fazendo uma piada, esquecendo a letra,
gritando a música em vez de cantá-la e ainda por puro perfeccionismo,
"agradecendo" o público que não está presente. Sei que parece piada, mas
é sério (logo mais você descobrirá). E tudo isso porque alguém no
estúdio ou na casa de shows deixou os microfones ligados, para registrar
estes momentos inusitados, que de outra forma jamais seriam conhecidos
por nós. E o melhor de tudo é que estas gravações são captadas direto da
mesa de som, ou seja, a qualidade do áudio está garantida! Entendeu
agora porque eu disse que você ia se sentir privilegiado? É bem provável
que algumas bandas ainda nem saibam que estas gravações foram feitas, e
além disso, não seria exagero considerar estas músicas como uma segunda
versão de estúdio. Quando você terminar a leitura destes paragráfos,
leia atentamente todos os posts porque já tem algumas destas pérolas
aqui, ansiosas para serem descobertas e ouvidas no último volume!
Sobre Coletâneas
As informações necessárias sobre como obter os arquivos do blog se encontram no fim de cada post.
Sobre a Pasta Bonus Tracks
Eu
sou aquele tipo de pessoa que se interessa por absolutamente tudo que
as bandas gravam. Evidentemente as bandas que eu gosto. Por conta disso,
eu procurei ao longo do tempo, reunir tudo que estas bandas algum dia
tivessem registrado por meio de uma gravação, fosse ela oficial ou não.
No começo da década de 1990, quando a Internet não era nem um sonho
distante, eu peguei uma velha agenda e copiei dezenas de discografias,
com a esperança de que algum dia eu as teria, como eu já gostava de
muitas bandas e cantores, eu via a única opção como a mais viável e
prática possível sendo a gravação de centenas de fitas cassetes, porque
as mesmas eram baratas e era possível alugar os cds em várias locadoras,
algumas delas especializadas em bandas de rock. Era a única forma de
que eu poderia dispor para conseguir colecionar tudo de todas as bandas e
cantores que eu conhecia e gostava. Eu só manteria os discos de vinil
que eu já tinha, os que eu não conseguia achar eu alugaria o cd e
gravaria uma fita. È claro que quando eu tinha tido esta idéia as
"bolachas" ainda eram fabricadas, o que fazia com que discos antigos
fossem mais baratos do que os álbuns novos. Depois que o vinil foi
liquidado para que o cd fosse comercializado em escala global, eu parei
de procurar álbuns de vinil, porque praticamente todos iam parar nas
mãos de mercenários que nunca gostaram de rock e que começaram a
trabalhar com discos usados apenas para ganhar dinheiro, porque como não
tinha mais uma referência que estipulasse uma valor máximo cobrado cada
um cobrava o preço que queria, e isso claro permitia muitos abusos. É
lógico que havia poucas exceções, algumas pessoas, conhecedoras e
curtidoras de rock passaram a trabalhar com discos, praticando preços
honestos, mas eram uma minoria. Cansei de ver em uma banca de discos
usados que eu freqüentava pessoas de idade chegarem com sacolas cheias
de discos de rock, que sem saber do valor dos mesmos, vendiam o lote com
20, 30 discos por 30 reais ou até menos, para o aproveitador que estava
ali. As conversas eram as mais absurdas possíveis: "Meu filho se casou,
foi embora e deixou estes discos para trás". Até parece! Ás vezes dava
vontade de oferecer mais para a pessoa só para ver o que tinha na
sacola! Uma vez vi um disco do Maiden que tinha sido comprado por 5
reais ser posto para vender por 20 reais, 300% de lucro! Por causa
disso, sempre que tinha uma coisa que me interessava lá eu pedia um
desconto, porque sabia que provavelmente aquele disco tinha sido
comprado por um preço de banana e qualquer 5 reais o pagaria muito bem.
Felizmente com o surgimento da Internet e posteriormente a criação dos
arquivos digitais a festa destes oportunistas acabou, porque antes de
alguém comprar um disco era possível saber se o mesmo valia tanto a
pena, logo ninguém mais iria poder cobrar uma fortuna por um disco mais
ou menos apenas porque tinha sido feito por uma banda de renome, porque
qualquer um que quissesse comprá-lo saberia o quanto ele valeria. Nunca
gostei de pessoas espertinhas, que queriam levar vantagem em tudo,
principalmente em cima da falta de conhecimento alheio, mesmo na
locadora onde eu alugava cds havia vários players de cd portáteis para
que todos os sócios pudessem ouvir quantos cds quissessem, sem
compromisso nenhum, e só alugassem aqueles que tinha gostado. Claro que
não estou dizendo pegar um cd de 1 hora e ouví-lo inteiro em uma
poltrona confortável, mas sim ver se as músicas daquele disco eram
legais. Se o dono quissesse, ele poderia proibir isso sem nenhum
problema, porque se um cd custava R$ 18, o aluguel por 48 horas saía por
R$ 3, uma fita virgem de 1 hora custava R$ 1,50, então valia muito a
pena. Eu costumava alugar 5 ou 6 de uma vez. Poucas horas depois que o
Reload havia sido lançado lá fora eu já o tinha gravado, enquanto a
maioria das pessoas no Brasil se muito sabiam era que o Metallica tinha
lançado um álbum novo. Se era ótimo ou excelente ninguém fazia idéia.
Voltando ao assunto principal, no ano de 1992 a revista Bizz lançou uma
brochura chamada "Clássicos do Rock em CD" uma espécie de embrião do que
viria a ser a Wikipédia de hoje, com toda a discografia das bandas até
aquela época, e é claro, as músicas bonus que vinham no formato cd. E
desde então, eu sou fã número 1 de Bonus Tracks.
Por uma questão de organização, eu decidi fazer as coisas da seguinte maneira:
1º Se a banda ou o cantor, tem até 5 bonus tracks, estas faixas são colocadas no respectivo álbum, ou seja: no disco em que esta faixa saiu;
2º Se saíram em uma coletânea ou se foram feitas para uma trilha sonora, são colocadas no álbum posterior a este trabalho;
3º Se saíram em um disco especifíco apenas contendo bonus, este disco é incluído, se houverem outras músicas além destas, são colocadas na pasta Bonus Tracks;
4º Se a banda ou o cantor tem mais de 6 bônus tracks, e estas músicas foram lançadas em álbuns esparços, estas faixas são colocadas em uma pasta chamada Bonus Tracks, e esta pasta sempre é a última do post.
Eu tomei como base para definição das músicas consideradas como Bonus Tracks todas as músicas que apareceram pela primeira vez nas reedições dos álbuns antigos no formato cd. Como parece ser uma besteira o que estou dizendo, por ser uma coisa óbvia, vou explicar direito. Há blogueiros por aí que montam uma discografia tomando por base o formato cd, ou seja, incluem neste álbum uma música recente em que não aparece no disco de vinil, como se ela fosse uma música a mais que tivesse saído no disco original, quando do seu lançamento. No meu blog, eu sigo á risca o repertório que saiu no formato das velhas bolachas. A partir do momento em que o disco de vinil deixou de ser fabricado, eu continuo tratando as músicas que saem como bonus tracks mesmo nos cds como músicas "á parte" daquele trabalho. Se no total, houverem mais de 6 bonus tracks, continua valendo tudo o que eu disse nos paragráfos anteriores. Dito isso, prossigamos com a explicação. A minha preocupação nunca foi colocar 2 músicas sozinhas em uma pasta, mas sim reunilas em um único lugar para que eu pudesse curtí-las todas de uma só vez. Além disso, todas as músicas de todos os álbuns de todas as bandas não estão na ordem tradicional de seus respectivos lançamentos, mas sim na ordem da preferência do meu gosto pessoal. Quando existia apenas o disco de vinil, havia um incoveniente; a menos que você estivesse sentado ao lado da vitrola, você tinha que ficar levantando toda hora para mudar a faixa que ia ser tocada, se queria ouvir determinada música mais de uma vez, ou se queria ouvir a música do outro lado do disco. Com a invenção do cd este problema teve fim, felizmente. O primeiro micro system que eu comprei com leitor de cd foi no ano de 1997, um Gradiente com carrossel para 3 cds, e é lógico que a partir deste dia eu gravava minhas fitas cassete na ordem do meu gosto particular. Sei que há pessoas que não se importam, mas eu dou muito valor para isso. A ordem das músicas de todos os álbuns de todas as bandas que estão no blog refletem isso. Porém existem exceções, como em tudo na vida. A ordem das músicas dos álbuns ao vivo e dos bootlegs permanecem inalteradas, respeitando a ordem em que foram executadas. Tirando isso, todo o resto ficou com "a minha cara". Faixas título são sempre as primeiras dos álbuns; músicas que tem 2 partes, como por exemplo, "Home By The Sea" do Genesis, foram "coladas" e se tornaram um único arquivo. Outra coisa que eu me sinto na obrigação de dar uma satisfação refere-se ainda sobre a pasta Bonus Tracks. Há algumas bandas que tem muitos bonus tracks e para conseguir estas músicas eu tive muito, muito trabalho. Como você poderá constatar em breve, há pastas que eu montei com dezenas de bonus tracks, que eu desconheço que exista em outro site ou blog. Eu não tive a menor preocupação em mencionar nos posts em que álbum estas músicas se encontram, por duas razões óbvias; a primeira é que elas também não estão na ordem em que foram lançadas e a segunda é que de nada adiantaria eu ou qualquer outra pessoa saber que estas músicas existiam se ninguém (eu, você ou qualquer outra pessoa) pudesse obtê-las! Então eu julgo como mais importante que a informação do arquivo, o arquivo em si. Aliás, você nem precisa se preocupar com isso, porque eu sou o cara mais fissurado por Bonus Tracks que você já conheceu, e por isso tenha certeza de uma coisa; se eu não tiver algum Bonus Track que as bandas e cantores que estão aqui gravaram, ninguém mais terá. E se depois que estes posts forem publicados algum outro blog ou site colocar estas músicas lá, tenha certeza que pegaram daqui, porque este material é ítem de colecionador fanático, impossível de se achar na internet.
Eu consegui arrumá-lo e no fim deste post vou colocar um link para que você possa baixá-lo.
Porque para que você possa usufruir da máxima qualidade destes arquivos, você precisará ouvir os arquivos deste blog com este player de áudio. Você provavelmente está achando isso no mínimo estranho.
Por uma questão de organização, eu decidi fazer as coisas da seguinte maneira:
1º Se a banda ou o cantor, tem até 5 bonus tracks, estas faixas são colocadas no respectivo álbum, ou seja: no disco em que esta faixa saiu;
2º Se saíram em uma coletânea ou se foram feitas para uma trilha sonora, são colocadas no álbum posterior a este trabalho;
3º Se saíram em um disco especifíco apenas contendo bonus, este disco é incluído, se houverem outras músicas além destas, são colocadas na pasta Bonus Tracks;
4º Se a banda ou o cantor tem mais de 6 bônus tracks, e estas músicas foram lançadas em álbuns esparços, estas faixas são colocadas em uma pasta chamada Bonus Tracks, e esta pasta sempre é a última do post.
Eu tomei como base para definição das músicas consideradas como Bonus Tracks todas as músicas que apareceram pela primeira vez nas reedições dos álbuns antigos no formato cd. Como parece ser uma besteira o que estou dizendo, por ser uma coisa óbvia, vou explicar direito. Há blogueiros por aí que montam uma discografia tomando por base o formato cd, ou seja, incluem neste álbum uma música recente em que não aparece no disco de vinil, como se ela fosse uma música a mais que tivesse saído no disco original, quando do seu lançamento. No meu blog, eu sigo á risca o repertório que saiu no formato das velhas bolachas. A partir do momento em que o disco de vinil deixou de ser fabricado, eu continuo tratando as músicas que saem como bonus tracks mesmo nos cds como músicas "á parte" daquele trabalho. Se no total, houverem mais de 6 bonus tracks, continua valendo tudo o que eu disse nos paragráfos anteriores. Dito isso, prossigamos com a explicação. A minha preocupação nunca foi colocar 2 músicas sozinhas em uma pasta, mas sim reunilas em um único lugar para que eu pudesse curtí-las todas de uma só vez. Além disso, todas as músicas de todos os álbuns de todas as bandas não estão na ordem tradicional de seus respectivos lançamentos, mas sim na ordem da preferência do meu gosto pessoal. Quando existia apenas o disco de vinil, havia um incoveniente; a menos que você estivesse sentado ao lado da vitrola, você tinha que ficar levantando toda hora para mudar a faixa que ia ser tocada, se queria ouvir determinada música mais de uma vez, ou se queria ouvir a música do outro lado do disco. Com a invenção do cd este problema teve fim, felizmente. O primeiro micro system que eu comprei com leitor de cd foi no ano de 1997, um Gradiente com carrossel para 3 cds, e é lógico que a partir deste dia eu gravava minhas fitas cassete na ordem do meu gosto particular. Sei que há pessoas que não se importam, mas eu dou muito valor para isso. A ordem das músicas de todos os álbuns de todas as bandas que estão no blog refletem isso. Porém existem exceções, como em tudo na vida. A ordem das músicas dos álbuns ao vivo e dos bootlegs permanecem inalteradas, respeitando a ordem em que foram executadas. Tirando isso, todo o resto ficou com "a minha cara". Faixas título são sempre as primeiras dos álbuns; músicas que tem 2 partes, como por exemplo, "Home By The Sea" do Genesis, foram "coladas" e se tornaram um único arquivo. Outra coisa que eu me sinto na obrigação de dar uma satisfação refere-se ainda sobre a pasta Bonus Tracks. Há algumas bandas que tem muitos bonus tracks e para conseguir estas músicas eu tive muito, muito trabalho. Como você poderá constatar em breve, há pastas que eu montei com dezenas de bonus tracks, que eu desconheço que exista em outro site ou blog. Eu não tive a menor preocupação em mencionar nos posts em que álbum estas músicas se encontram, por duas razões óbvias; a primeira é que elas também não estão na ordem em que foram lançadas e a segunda é que de nada adiantaria eu ou qualquer outra pessoa saber que estas músicas existiam se ninguém (eu, você ou qualquer outra pessoa) pudesse obtê-las! Então eu julgo como mais importante que a informação do arquivo, o arquivo em si. Aliás, você nem precisa se preocupar com isso, porque eu sou o cara mais fissurado por Bonus Tracks que você já conheceu, e por isso tenha certeza de uma coisa; se eu não tiver algum Bonus Track que as bandas e cantores que estão aqui gravaram, ninguém mais terá. E se depois que estes posts forem publicados algum outro blog ou site colocar estas músicas lá, tenha certeza que pegaram daqui, porque este material é ítem de colecionador fanático, impossível de se achar na internet.
Sobre Albuns Lançados Não Oficiais
Praticamente
todas as grandes bandas e cantores já tiveram algum dia (e se não
tiveram, ainda poderão ter no futuro, certamente) um album de estúdio,
um album ao vivo ou de versões demo lançados não oficialmente. Não é
possível determinar com precisão as fontes mais habituais, porque existe
muita coisa que já foi lançada e que até agora ninguém sabe como e quem
foi que possibilitou que este material fosse divulgado. Eu me lembro,
que no ano de 1997 eu freqüentava uma locadora de cds em uma cidade
vizinha a minha e achei por lá verdadeiras raridades, dois bootlegs e um
album de estúdio "vazado". Um dos bootlegs era do Metallica, um cd
triplo, que pela primeira vez eu vi uma versão de Seek & Destroy com
mais de 18 minutos de duração; o outro era do Rush, um cd simples
chamado Red Barchetta, do ano se não me engano de 1981. O que chama a
atenção neste caso é que este show foi lançado em uma tiragem limitada
de 1000 cópias numeradas, e o dono da locadora tinha uma! Como nesta
época eu já era um devoto declarado deles, evidentemente que o aluguei e
gravei uma fita cassete, que só Deus sabe que fim levou. Bom, para
terminar, vamos ao famoso album de estúdio. Se você pensar um pouco,
descobrirá com facilidade. Quer tentar? Não conseguiu? Está bem, então
eu conto. O disco em questão se chamava Head. Estou falando do album do
Kiss, Carnival Of Souls, mundialmente famoso por ter sido lançado como
bootleg. Eu me recordo que quando eu o ouvi, eu não gostei. Pelo que me
lembro, as versões que saíram neste cd prensado eram as versões demo do
disco, e ainda não tinham sido mixadas. Ou seja, a qualidade não era das
melhores. Aliás, o cd inteiro não era lá estas coisas. A capa era
preta, tinha um desenho branco muito feio com o nome escrito parecendo
tendo sido feito a mão, ou seja, qualquer um que não estivesse
familiarizado com bootlegs descobriria que aquilo só poderia ser um
deles, de tão tosco que era. Felizmente isso hoje não é uma regra, há
capas muito bem produzidas para bootlegs que tem uma qualidade ás vezes
melhor que albuns oficiais. Bom, como eu já disse, um dos maiores (senão
o maior de todos) diferenciais deste blog para todos os outros que
existem, é que este é feito por um verdadeiro fã de todas as bandas que
estão e que serão postadas aqui, por isso mesmo, o material
disponibilizado é diferenciado. Muitas coisas que estão e que serão
postadas aqui foram conseguidas no ano de 2009 e que hoje são
impossíveis de serem encontradas, pelo menos em sites/blogs públicos.
Acho que vale a pena um comentário adicional a este respeito. Somente a
partir de 2008 fui ter acesso á internet, a partir do meu próprio
computador. Este computador, era praticamente uma sucata - um velho
Pentium III cansado de tantas batalhas, com menos de 512 MB de memória e
um mísero HD de 20 GB. Por causa do pouco espaço, eu era obrigado a
fazer backups permanentes, e mais do que isso, salvar tudo que eu
baixava em cds e dvds. Naquela época eu ainda não pensava na
possibilidade de criar um blog, mas já me preocupava em preservar o que
eu tinha pego, porque minha conexão era lenta, e ter que baixar tudo
outra vez seria continuar perdendo tempo. Ainda que eu não tivesse como
advinhar o que ocorreria meses depois (as quedas do Megaupload e do
Rapid Share), foi exatamente isso que me fez com que eu tivesse algumas
pérolas para publicar hoje no meu blog, coisas que outros blogs/sites
não tem como postar, a não ser que retirem este material daqui. Mas se
fizerem isso, não terão como disfarçar a data da postagem, mesmo que
jamais admitam que baixaram daqui, não terão como confirmar que
conseguiram algumas raridades por mérito próprio. Minha própria intenção
com este blog não é competir com nenhum outro, porque resolvi fazê-lo
com a idéia que pudesse satisfazer o mais fanático fã de algumas dezenas
de bandas, (a começar por mim mesmo para atingir este objetivo, porque
sou perfeccionista e muito, muito exigente) e isso só seria possível se
eu publicasse 100% do que se sabe que estas bandas gravaram, ou o mais
próximo possível disso. E para chegar neste nível, só mesmo sendo fã de
carteirinha dos mesmos, porque apenas isso seria o motivo suficiente
para motivar esta busca incessante e difícil de conseguir concretizar.
Sempre que ocorrer de um álbum que não tiver sido lançado de forma
oficial, e que for tão raro que não tiver nem mesmo capa, for
disponibilizado no blog, será postado como na imagem abaixo:
Para
que qualquer pessoa consiga usufruir do máximo do hardware de áudio do
computador, três coisas são importantes: primeiro, que a pessoa esteja
utilizando um software original; segundo, que a placa mãe do computador
ofereça um ótimo hardware de reprodução de áudio, e finalmente que o
arquivo de áudio tenha sido gravado com qualidade. Se estiver faltando
qualquer uma destas coisas, ou todas elas, o risco de insatisfação é
praticamente iminente. Neste caso, há apenas duas coisas a serem feitas
para se resolver isso; a primeira é trocar o sistema operacional por um
software original ou então utilizar uma versão de Linux (nem precisa
estar instalada no hd, pode ser mesmo até um Live Cd), a outra, é ter
alguns conhecimentos de programação e com esta técnica conseguir
aumentar a qualidade destes arquivos. Tirando estas duas formas só
conheço um jeito de resolver este problema: ouvindo apenas os cds
originais. Eu posso garantir que se você souber tratar um arquivo .mp3
"com carinho" a qualidade dele irá te surpreender. É claro que não vai
chegar a ter a qualidade de um cd de áudio convencional, até porque
estamos falando de arquivos distintos, mas é certo que a diferença
chegará a ser gritante. Como hoje em dia eu estou ouvindo mais música no
computador, eu resolvi me dar ao trabalho de dar este tratamento a
todos os arquivos .mp3 que estão no blog. Para que você possa ter uma
idéia clara do que estou dizendo, veja estas duas imagens:
Arquivo .mp3 de 128 kbps tradicional encontrado na internet
Arquivo .mp3 de 128 kbps modificado postado no blog
Espectro indicativo que o arquivo executado tem a qualidade máxima
Perceba
que depois do processo ter sido feito, o arquivo teve uma ligeira perda
do seu tamanho original, o espectro á direita é o que serve de
indicativo para medir a qualidade do arquivo. Neste caso, estou
utilizando o programa VU Player, um dos melhores players de áudio
gratuitos já feitos, ao lado do The KMPlayer. Este último é um programa
maravilhoso também, só que as últimas versões ficaram muito ruins,
cheias de problemas. Há algum tempo atrás após muito trabalho eu
consegui achar uma versão antiga perfeita. Este programa que usei como
exemplo é facilmente encontrado na internet, mas ele tem um bug que o
impede de habilitar o equalizador que ele tem. Veja as imagens:
VU Player com bug que impede o equalizador de ser habilitado
VU Player corrigido que possibilita o equalizador de ser habilitado
Porque para que você possa usufruir da máxima qualidade destes arquivos, você precisará ouvir os arquivos deste blog com este player de áudio. Você provavelmente está achando isso no mínimo estranho.
Vou
explicar melhor. Testei todos os players de áudio disponíveis da
internet e este foi o único que realmente conseguiu (com o equalizador
habilitado) realçar a qualidade destes arquivos. Este programa não tenta
acessar a internet sozinho e também não instala nenhuma porcaria sem o
seu consentimento na sua máquina. È um programa tão seguro que nem
precisa estar instalado para funcionar - ele executa normalmente a
partir de uma pasta em qualquer diretório do computador. Tudo que você
precisa fazer é configurar as abas que ficarão visíveis, bem como o
plano de fundo, que por padrão é na cor azul escuro. Você pode testar
qualquer outro "áudio player" com os arquivos que estão aqui, que estes
arquivos parecerão um arquivo normal .mp3 encontrado na internet (sem
qualidade). Pode fazer este teste se quiser. Você verá que o que estou
dizendo não é brincadeira. Existem muitos sites e blogs na internet que
disponibilizam .mp3 com a taxa de 320 kbps, o que faz com que o arquivo
dobre de tamanho e as vezes quase triplique, o que o torna mais pesado e
faz com demore mais tempo para ser baixado. Até aqui nenhuma novidade.
Quando este arquivo é um bootleg, pode ser que a taxa de 320 kbps
realmente signifique que o arquivo tem mais qualidade. Agora quando este
arquivo se trata de um álbum de estúdio, é preciso ter muito cuidado (e
mais sorte ainda) para depois de ter perdido muito tempo baixando-o não
se deparar com um arquivo de 320 kbps de tamanho e 128 kbps de
qualidade. Vou explicar melhor para que você entenda. Aliás, já
expliquei isso em parte, quando falei dos bootlegs que coloquei no blog.
Se você não acreditar no que vou dizer, sinta-se á vontade para
pesquisar no Google sobre isso, aliás, você deve mesmo fazer isso. Um
dia eu também tive esta dúvida e acredito que muitas vezes as pessoas
fazem uma coisa pensando em um resultado que não vem, porque desconhecem
como são os procedimentos. Bem, o que ocorre é o seguinte: quando você
pega um cd original e ripa as músicas para o computador, se você as
converter diretamente para 128 kbps, estas músicas nunca mais terão a
qualidade que tinham no formato do cd original, mesmo que você pegue
este arquivo e o transforme em .flac. Eu já fiz esta experiência e pude
comprovar que é verdade, até porque é uma coisa lógica. Há muito tempo
atrás eu tive acesso a discografia do Roberto Carlos, na minha opnião o
verdadeiro pai do Rock Nacional. O cara que gravou esta discografia, por
preguiça, falta de dinheiro ou porque na época o dvd ainda não tinha
sido inventado, gravou mais de 500 músicas em um cd. Então por causa da
falta de espaço, ele gravou todas as músicas com a taxa de 64 kbps.
Apesar das músicas soarem cristalinas, o que indica que aquele cd
deveria ter sido feito a partir da matriz original, ou então ter sido
copiado diretamente do computador (ou seja, não ser uma cópia de uma
cópia) as músicas estavam baixas. E se eu aumentava o volume ao máximo, o
som ficava abafado. Então eu peguei uma música qualquer e tentei
deixá-la com 128 kbps. E o que aconteceu? A música continuou exatamente
com a mesma qualidade, só que agora com o dobro do tamanho! Se pararmos
para pensar então, chegaremos a conclusão que hoje em dia ninguém se
dará ao trabalho de ripar um cd original, salvá-lo no hd com 320 kbps e
depois hospedá-lo em algum lugar para que as pessoas baixem, porque a
maior parte do .mp3 que circula na internet hoje em dia foi ripada para
128 kbps diretamente, então não adiantará nada alguém convertê-lo para
320 kbps ou para .flac, porque isso não vai restaurar a qualidade que
ele perdeu. É claro que sempre existem exceções, mas neste caso, são
raros os casos, e para conseguir achar é preciso além de muita sorte,
paciência. Aqui no blog há muitos arquivos de estúdio que eu consegui
pegar há muitos anos atrás, que eu baixei originalmente com a taxa de
320 kbps com uma qualidade tão boa que eu tenho certeza que a pessoa que
os colocou na internet tinha o cd original e aquele arquivo era a
matriz do .mp3 que foi criado a partir do cd original. Se você quiser
tirar isso a limpo, eu recomendo que você baixe o álbum Victor do Alex
Lifeson, e antes de ouví-lo no seu computador, escute-o no seu celular,
com o fone de ouvido. Se o seu celular for da marca LG, habilite um dos
equalizadores que mais realce os sons de fundo. Tenho certeza que você
terá a sensação de estar ouvindo um cd de áudio convencional, de tão
perfeita que está esta gravação, apesar de estar com uma taxa de 128
kbps. Como eu já disse, se você pegar um arquivo de 320 kbps ou .flac
que foi ripado do cd originalmente nesta qualidade, você poderá, se
tiver o programa adequado e os conhecimentos necessários, passá-lo para
128 kbps sem a perda da qualidade de áudio que ele tinha antes da
conversão. Agora pegar um arquivo de 128 kbps e convertê-lo para 320
kbps achando que conseguirá restaurar a qualidade perdida dele é o mesmo
que pensar que é possível transformar suco de uva em vinho só com o
poder do pensamento. Os arquivos que eu tive a sorte de um dia ter
conseguido encontrar e baixar com a taxa real de 320 kbps foram
conseguidos com horas de pesquisa, e além disso a maioria deles estavam
hospedados no Megaupload e no Rapid Share, e isso antes deles
"afundarem". Você poderá usufruir de toda a qualidade que estes arquivos
dispõe principalmente se a sua placa mãe tiver saídas surround e você
puder conectar as saídas de aúdio do computador diretamente a entrada
auxiliar de um daqueles velhos aparelhos de som 5 x 1 do começo dos anos
90.
Baixe esta versão do VU Player no seguinte endereço:
www.4shared.com/archive/JL7V-HZbba/VUPlayer.html
Baixe esta versão do VU Player no seguinte endereço:
www.4shared.com/archive/JL7V-HZbba/VUPlayer.html
Sobre Coletâneas
Coletâneas
na maioria das vezes trazem as mesmas músicas dos álbuns de estúdio,
por este motivo não são postadas aqui. Algumas coletâneas no entanto,
trazem uma ou duas músicas inéditas, para forçar os fãs a comprarem
(pelo menos no passado era assim). A pasta Bonus Tracks serve também
para abrigar as músicas inéditas que saem em coletâneas, dependendo da
quantidade.
Como Baixar os Arquivos do Blog
Sobre os Comentários
Comentários
são muito bem vindos e serão publicados depois que forem aprovados.
Comentários que contenham palavras chulas, de baixo calão ou palavrões
não serão publicados. Críticas poderão ser aprovadas, desde que seus
autores tenham bom senso e consigam escrever algo que não ofendam o
blog, o seu autor ou outros usuários. Ainda que não seja muito fácil, é
possível criticar sem ofender. Quando for conveniente ou se fizer
necessário o comentário será editado antes de ser publicado. Para
valorizar ainda mais a opnião dos internautas e dar mais credibilidade
ao blog e as postagens, os comentários como anônimos estão
permanentemente desativados. Vou explicar o motivo que me levou a tomar
esta atitude. Como aqui eu postarei muita coisa que nenhum outro blog ou
site publicou ainda, eu correria o sério risco de ser taxado como sendo
o autor destas postagens anônimas, porque é fato que qualquer pessoa
que tem um blog poderia se valer deste expediente para os mais diversos
fins, entre eles: escrever vários comentários anônimos com elogios, com o
propósito de super valorizar um post mediano, que não chama tanto a
atenção; se esconder no anonimato e desta forma poder responder
agressivamente algum internauta que tenha escrito algo que ele não
gostou, e que mesmo assim ele publicou, pois de outra forma não o
poderia fazê-lo, enfim, as possibilidades são infinitas. Eliminando os
comentários anônimos eu torno este blog mais autêntico do que muitos que
têm por aí, porque para que qualquer vírgula seja publicada será
necessária uma identificação, e eu mesmo não poderei escrever nada sem
que todos que passem por aqui saibam que o autor destas palavras é o
próprio administrador do blog. Sou fã incondicional da verdade e da
honestidade dentro e fora da internet, por isso decidi agir desta forma.
Atenção: devido ao imenso trabalho que estou tendo para finalizar as
postagens, não estou conseguindo mais acessar a internet todos os dias
nestas últimas semanas, portanto fique ciente que o seu comentário
eventualmente poderá demorar alguns dias para que seja publicado.
Ganhe Cds de Áudio Originais
Quando
o blog atingir um determinado número de posts completos (ou um
determinado número de visualizações, o que acontecer primeiro), eu irei
começar a fazer um sorteio de Cds de Áudio Originais entre os usuários
do blog. Pode parecer uma incoerência isso, mas a verdade é que este blog não é mais um blog de rock & roll qualquer como todos os outros que tem por aí,
e além das várias coisas que eu já implementei aqui, quero também ser
reconhecido como o primeiro que fez isso também. Para participar é
fácil; basta participar do blog e comentar qualquer um dos posts e
aceitar as condições que irei estabelecer.
Contato
Qualquer tipo de informação referente ao blog e seus arquivos deverão ser enviados para:
rockandroll1984official@gmail.com
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