quinta-feira, 25 de junho de 2020

Sobre os Bootlegs

Existem três tipos de bootlegs: Soundboard, Broadcast e Audience.
Bootlegs "Soundboard" são gravados direto da mesa de som do concerto e quase sempre tem a mesma qualidade dos álbuns ao vivo oficiais, mas existem muitos casos em que estas gravações conseguem ter uma qualidade muito superior.

Normalmente estas gravações estão com uma taxa de 320 kbps ou em formato .flac, o que faz com que os melhores bootlegs tenham um tamanho muito grande, ás vezes 1 único álbum chega a ter mais de 1GB de tamanho.

Os bootlegs que estão aqui foram todos convertidos e editados com um programa específico para a taxa de 128 kbps e com isso foram preservados todos os seus níveis de qualidade sonora, uma vez que foi feita a conversão da taxa mais alta de kbps para uma mais baixa é possível evitar a perda da qualidade de áudio (desde que a matriz em questão não tenha a sua origem alterada).

Já os bootlegs "Broadcast" normalmemente são feitos a partir de uma fonte externa, como uma transmissão de rádio, de televisão e mais recentemente da internet. A qualidade neste caso é dependente da qualidade da transmissão, mas tendo em vista os avanços tecnológicos nestas áreas, quase sempre nestes casos os bootlegs costumam ter uma excelente qualidade de áudio, chegando mesmo até a ficar no mesmo nível dos bootlegs Soundboard, e ás vezes só os ouvindo não chega a ser possível distingüir um do outro.

Agora os bootlegs "Audience" são os bootlegs gravados pela platéia e podem ter a qualidade de som próxima ao do bootleg Soundboard ou então pode ser tão ruim ou igual a alguns bootlegs do passado, prensados em discos de vinil.

Atualmente existem bootlegs que foram gravados com aparelhos celulares de última geração, mas como é praticamente impossível determinar a sua origem, uma vez que para serem disponibilizados na internet tem a sua extensão convertida para um formato de streaming compatível, são considerados no mesmo contexto Audience.

Nos anos 90 era comum encontrar estes bootlegs no formato cd em lojas de rock especializadas e tinham alguns selos que eram sinônimo de qualidade garantida, como por exemplo, Oxygen e Octopus. Hoje em dia é praticamente impossível achar este material, porque tinha muita coisa hospedada no Megaupload e no Rapid Share antes deles terem saído do ar e embora alguns sites ainda estejam online, não foi refeito upload deste material e então é aquela história: quem pegou se deu bem e quem não conseguiu agora só resta chorar.

Mas voltando ao assunto, não chega a ser difícil diferenciar um bootleg Soundboard de um Audience quando a qualidade for equivalente; em um bootleg que seja Audience, sempre se ouvirá palmas e gritos muito altos e embora muitas vezes a qualidade do som seja boa se perceberá que a música está um pouco distante principalmente quando o vocalista estiver falando com o público.

No bootleg que seja Soundboard a impressão será a mesma que você tem quando está ouvindo a música na versão de estúdio, ou seja, que o vocalista está cantando "no seu ouvido".

Para ser mais preciso, eu classifiquei os meus bootlegs em 4 categorias para medir a qualidade sonora, são elas:

Unbelievable - Estes bootlegs são todos aqueles que a qualidade do som consegue ser ainda maior do que os álbuns ao vivo oficiais. Estes concertos, quando ouvidos com um fone de ouvido, impressionam pela qualidade da gravação e fica realmente difícil de acreditar que não foram lançados oficialmente. Não consegui achar uma palavra mais apropriada para nomear estes bootlegs.

Como o próprio nome já diz, só ouvindo para acreditar.

Quando você ver que a qualidade sonora do bootleg está marcada como Unbelievable isso significa que a gravação está alta (em alguns casos, muito alta), que as partes instrumental e vocal estão divididas em 2 canais (estéreo), que o som está claro, perfeitamente audível, que o barulho da platéia está sempre abaixo da altura do show - em alguns casos, praticamente inexiste - e no máximo chega a mesma altura do concerto, nunca acima disso.

Excellent - Estes bootlegs tem a qualidade semelhante aos discos ao vivo oficiais, e em alguns casos ligeiramente um pouco abaixo. Característica própria de alguns bootlegs audience, em que em alguns casos se percebe o som um pouco distante.

Quando você ver que a qualidade sonora do bootleg está marcada como Excellent isso significa que a gravação está alta (em alguns casos, ligeiramente baixa) que as partes instrumental e vocal estão divididas em 2 canais (estéreo), que o som está claro, perfeitamente audível, que o barulho da platéia está na maior parte do tempo abaixo da altura do show, e algumas vezes fica na mesma altura do concerto.

Good
- Estes bootlegs tem uma característica inconfundível: o som está alto e o vocal está abafado ou vice versa. Eu não me preocupei em criar sub divisões para esta categoria pelo fato de haverem vários níveis diferentes de abafamento. Estes bootlegs normalmente foram gravados em um aparelho que captou o áudio em apenas um canal e onde não foi possível fazer nada para melhorar a gravação. Eu os coloquei aqui mais por conta de haver uma música rara sendo executada ao vivo ou por conter uma versão mais longa do que a versão de estúdio do que pela qualidade propriamente dita. Ou por se tratar de um arquivo que ficou marcado por algum acontecimento histórico.

Pequenas interrupções são comuns neste tipo de gravação e quase sempre o barulho da platéia está próximo ou na mesma altura do show, pelo fato destas gravações terem sido feitas no meio do público e quase sempre distante do palco. A melhor forma de se ouvir estes bootlegs é com um fone de ouvido, porque a qualidade da gravação na maioria das vezes chega a ser inconstante - no mesmo show algumas músicas estão com uma qualidade razoável e em outros momentos bastante sofrível. No entanto, estes bootlegs ainda podem ser ouvidos várias vezes, apesar de sua baixa qualidade, ao contrário do tipo logo abaixo.

Quando você ver que a qualidade sonora do bootleg está marcada como Good isso significa que a gravação está baixa, que as partes instrumental e vocal estão misturadas, que o som está abafado (ou seja, não dá para ser ouvido com muita clareza), que o barulho da platéia está constantemente na mesma altura do show, e em alguns momentos fica mais alto que a altura do concerto.

Not Mixed - Estes bootlegs são todos aqueles que foram gravados com um equipamento precário em que não houve um planejamento prévio para a captura do áudio. Lembram aquelas fitas cassetes que nós costumávamos regravar pela 3º vez. Apenas os bootlegs que tenham um contexto histórico e que tenham esta qualidade serão disponibilizados aqui, porque sei que as pessoas costumam ouvir estes shows apenas uma vez e ainda assim apenas por curiosidade.

Eu já encontrei muitos bootlegs deste tipo em alguns sites e blogs, onde os proprietários os colocavam e não se preocupavam em dizer que era um arquivo sem qualidade, e quando eu ia ouvir era aquela decepção, eu me sentia frustrado e enganado. Por isso, tive esta preocupação quando resolvi fazer este blog. Aqui ninguém será enganado, baixará todos os bootlegs sabendo com antecedência a qualidade que poderá esperar de cada show.

E antes que eu me esqueça, preciso dizer algo não menos importante: no caso particular de bootlegs, considero como a data verdadeira a data em que foi gravado, não a data em que foi lançado. Por exemplo, existem casos de shows que foram gravados há muitos anos atrás e que muitos anos depois, em alguns casos, décadas após, a banda "oficializou" e lançou como parte do seu catálogo. Como este show surgiu como um bootleg, é assim como eu o vejo e o trato, e por isso reconheço como a data oficial a data em que foi gravado.

Quando você ver que a qualidade sonora do bootleg está marcada como Not Mixed isso significa que a gravação está muito baixa, que as partes instrumental e vocal estão misturadas, que o som está muito abafado (ou seja, é ouvido com dificuldade) e que o barulho da platéia está permanentemente acima da altura do show.

Para ser colecionador de bootlegs, além de se ter bom gosto é preciso ter bom senso também. Estou dizendo isso porque além de ser rocker é preciso também se conhecer bootlegs, porque eu já vi casos de um mesmo bootleg ter 12 títulos e capas diferentes, ou seja, a menos que você tenha profundos conhecimentos você corre o risco de ter vários clones de um mesmo show no seu computador. Eu sou bastante meticuloso para colocar os bootlegs no meu blog, por isso aqui você não encontrará um show repetido com um nome diferente.

Conheço um blog onde só postam bootlegs que há vários bootlegs "clonados", que o administrador posta sem a menor cerimônia. Aqui eu não faço isso por uma questão de ética e inteligência: além de não ter intenção de enganar ninguém, também não tenho interesse de "trabalhar á toá".

Porque quando você posta um bootleg clonado, você faz o upload do mesmo arquivo duas vezes, isso acaba fazendo com que o trabalho demore mais para ser terminado.

Ás vezes acontece de um mesmo show ter sido gravado no formato Soundboard e Audience também, neste caso, evidentemente eu procuro postar a origem Soundboard para garantir a qualidade máxima do arquivo. No entanto, alguns títulos são extremamente dificeís, senão impossíveis de serem encontrados.

Se você já entrou em algum site de bootleg estrangeiro, você pode verificar que existem várias classificações para um bootleg.

O mais comum é que você ache em sites sérios, algo como a figura abaixo:

Se você teve preguiça de contar, eu explico que neste caso há 22 diferentes níveis de qualidade sonora para qualificar um bootleg. Por uma questão de praticidade, prudência e bom senso, eu resolvi simplificar o máximo que eu poderia fazer para qualificar os meus bootlegs, porque se eu fosse procurar seguir os conceitos desta imagem, é certeza que "de ouvido" eu jamais conseguiria qualificar um dos milhares de bootlegs que eu tenho e portanto eu jamais iria postar algum deles.

Para que essa tabela possa ser aplicada, é utilizado um software capaz de medir todas as freqüências sonoras deste arquivo, e para isso é necessário evidentemente a matriz deste arquivo, para que possa ser analizada a sua origem. Como eu não tenho acesso a estas matrizes e também não possuo o equipamento requerido para efetuar esta analise, para simplificar eu decidi utilizar somente 4 níveis de qualidade sonora, mesmo porque se você for ouvir estes bootlegs com um fone de ouvido (o que eu costumo fazer, para determinar a qualidade de cada um deles) a sua preocupação inicial será apenas três; saber se a qualidade da gravação é excelente, mais ou menos ou ruim.

Eu usei estas nomenclaturas simplesmente para facilitar o meu trabalho (e o de quem for ouvir), porque como não tenho o equipamento necessário para fazer uma analise mais minuciosa e ainda que tivesse eu acredito que a diferença entre um e outro seria algo provavelmente imperceptível de mensurar.

Se você possui um computador com uma placa mãe com um excelente hardware de som - como no meu caso, com saídas para 4 pares de caixas acústicas - e tiver a oportunidade de conectar as saídas de áudio em um micro system com entrada auxiliar, você verá por si mesmo que a qualidade de alguns bootlegs que estão aqui não deixam nada a desejar a muitas gravações ao vivo oficiais, e em alguns casos, estão absurdamente mais altas e com o som muito mais claro e cristalino do que elas.

Os bootlegs classificados como Good não significam, em absoluto, que tem a qualidade de som ruim, pelo contrário, há muitos bootlegs aqui marcados com este nome que estão "acima da média" para esta categoria, mas eu não tinha como classificá-los como Excellent, porque o áudio, no meu ponto de vista (ou melhor, de ouvido), não está "limpo" o suficiente para merecer esta denominação e eu também não queria criar uma sub denominação para esta categoria, porque se por exemplo, eu dividisse esta classe de bootlegs em "Very Good" e "Good" eu iria gastar mais tempo analisando-os para decidir em qual destas classes eles se encaixariam e com isso eu iria perder muito tempo para realizar os posts.

Pode ser que muitas pessoas que escutem alguns bootlegs desta marca considerem a gravação muito boa, e até possam os considerar como Excellent mesmo. Quando eu decidi criar este blog eu iria colocar mesmo apenas três classificações (Excellent, Good e Poor), porém como muitos bootlegs são melhores do que gravações oficiais eu vi que tinha que fazer algo para diferenciá-los, pois do contrário muitas pessoas achariam que eles seriam bootlegs do mesmo nível dos álbuns ao vivo oficiais, quando na verdade tem uma qualidade muito maior.

Não sei se alguém vai concordar comigo, mas eu penso que bootlegs nos proporcionam uma diversão á parte, primeiro porque temos o privilégio de ouvir muitas músicas que não teríamos como ouvir ao vivo se não fosse por eles, porque as bandas não as tocam nos álbuns ao vivo oficiais, depois há uma questão que é fato; se tivessemos condições financeiras e morassemos nos EUA ou na Inglaterra, poderíamos ver e ouvir estas bandas (as que ainda estão na ativa) ao vivo; como muitos de nós não podem, então ouvir um bootleg que foi gravado em algum lugar fora do Brasil é uma oportunidade sem igual, porque embora não estivessemos presentes no local onde o show aconteceu, tivemos pelo menos a chance de ouví-lo.

Porque alguém se deu ao trabalho de gravá-lo, para "eternizar" aquele momento.
 
Por isso, acredito que se deve ouvir mesmo os bootlegs "Good", pelo menos umas cinco vezes, para se conseguir chegar a uma conclusão quanto a sua qualidade. Bootleg ruim, para mim é bootleg Not Mixed, que o som lembra uma estação de rádio mal sintonizada ou com interferência de outra rádio pirata, impossível de se compreender o que se está tocando ou se está cantando.

Sei de blogs por aí que colocam este tipo de bootleg nos posts sem a menor cerimônia. Se fosse um "documento histórico" como os que eu disponibilizo, eu até entenderia, mas postar um arquivo destes, sem a menor qualidade, como um "show comum alternativo" é simplesmente imperdoável e inaceitável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de postar um comentário, por favor leia o parágrafo sobre o assunto na Página Inicial.