quinta-feira, 25 de junho de 2020

Entenda A Diferença Entre Arquivo Apenas Convertido e Convertido e Editado

Este tópico estava incluído como um tema adicional na Página Inicial, mas eu decidi mudá-lo para cá assim como alguns outros por entender que ele merece um post autônomo devido a sua importância.

Serão acrescentados alguns ítens, além daqueles que já havia antes.
Para que qualquer pessoa consiga usufruir do máximo do hardware de áudio do computador, três coisas são importantes: primeiro, que a pessoa esteja utilizando um software original; segundo, que a placa mãe do computador ofereça um ótimo hardware de reprodução de áudio, e finalmente que o arquivo de áudio tenha sido gravado com qualidade. 

Se estiver faltando qualquer uma destas coisas, ou todas elas, o risco de insatisfação é praticamente iminente.

Neste caso, há apenas duas coisas a serem feitas para se resolver isso; a primeira é trocar o sistema operacional por um software original ou então utilizar uma versão de Linux (nem precisa estar instalada no hd, pode ser mesmo até um Live Cd), a outra, é ter o programa adequado e alguns conhecimentos de programação e com esta técnica conseguir aumentar a qualidade destes arquivos.

Tirando estas duas formas só conheço um jeito de resolver este problema: ouvindo apenas os cds originais.

Eu posso garantir que se você souber tratar um arquivo digital "com carinho" a qualidade dele irá te surpreender.

É claro que não vai chegar a ter a qualidade de um cd de áudio convencional, até porque estamos falando de arquivos distintos, mas é certo que a diferença chegará a ser gritante. Como hoje em dia por uma questão de praticidade eu estou ouvindo mais música no computador, eu resolvi me dar ao trabalho de dar este tratamento a todos os arquivos digitais que estão no blog.

Se você é do tipo de pessoa que acredita que a lógica consegue explicar qualquer problema, por mais complexo que ele possa ser, então você concordará com tudo o que eu vou escrever nas próximas linhas.

Uma pessoa altruísta, quando decide compartilhar um arquivo, o faz por saber que muitas outras pessoas não possuem de fato este arquivo, e o disponibiliza por conseguir se colocar no lugar do outro, e se ver na condição de alguém que não tem aquele arquivo e que gostaria de conseguir obtê-lo por meio de alguém.

Neste caso, a pessoa se preocupará não apenas em compartilhá-lo, como também em disponibilizar a melhor versão do mesmo e principalmente em fazer isso absolutamente de graça, e não recebendo qualquer valor financeiro, principalmente de forma indireta e ilegal.

Para exemplificar isso melhor, veja a foto abaixo:
Como você pode ver nesta foto, este é um álbum remasterizado do Kiss que eu baixei da internet para além de o publicar aqui para você e outros baixarem, eu também ouví-lo em casa, no meu computador.

Evidentemente, eu não tenho como publicá-lo deste mesmo modo que eu o baixei, devido ao seu tamanho. Alguém que não tem o menor conhecimento básico sobre arquivos digitais, cometeria a insanidade de, por exemplo, se conseguisse baixar este mesmo arquivo em wav em outro lugar, o convertesse para mp3 de 320 kbps ou outro bitrate menor para repassá-lo aos outros, quase sempre mediante um recebimento indevido por meio de protetores de link.

A questão básica deste assunto é esta; a troco de quê alguém perderia tempo baixando um arquivo pesado, com qualidade garantida para o estragar convertendo para uma extensão diferente e sobretudo com um bitrate menor?

Se não for a troco de dinheiro, a pessoa certamente teria algum sério problema para proceder desta maneira, afinal de contas, isso não tem lógica nenhuma. Mesmo que alguém fizesse isso apenas para manter o arquivo para si, já seria discutível, pois aí é que isso não se justificaria mesmo.

Agora, veja esta outra foto aí embaixo.
Isso que você viu é o que toda pessoa inteligente deveria fazer, porque isso de fato é algo correto e principalmente lógico.

Eu não converti o arquivo original para outra extensão, e sim alterei a sua taxa de kbps, para reduzir o seu tamanho para um espaço razoável de armazenamento, e com isso eu consegui manter todas as suas freqüências intactas. Desta forma, eu consigo ter o mesmo arquivo wav com toda a qualidade que ele tem, mas com um tamanho menor.

Este caso é bem expressivo, mas ele é apenas um exemplo. Também não é nenhum milagre, aqui está cheio de arquivos assim agora e em cada novo post que eu fizer serão adicionados muitos outros ainda.

Neste caso os números falam por si mesmos, veja isso:

Arquivo original: 466,55 Mb
Arquivo alterado:  17,01 Mb

Espaço economizado: 449,54 Mb
 
Como você deve saber, já no Windows Xp era possível extrair áudio de cd para o computador no formato wav, o que para a maioria das pessoas era a melhor opção e isso se tornou um hábito. Por esta época os players de áudio não tinham muitas opções de extensões além de wma, wav e mp3, por isso, programas "conversores de arquivos" se justificavam.

Ainda que certos donos de blogs e sites não saibam, estes programas não foram feitos para se converter arquivos "de graça" e cobrá-los por eles de forma mascarada e escusa...muitas bandas rechaçam o compartilharmento de arquivos por causa de palhaçadas como estas. Infelizmente este tipo de atividade foi invadida por pessoas oportunistas que acham que tem o direito de receber pela música que outros compuseram. Mas eu acredito que um dia estes sujeitos vão receber o castigo devido por causa disso, de um jeito ou de outro.

Felizmente estas pessoas hoje não sabem quais são os programas que eu uso e quais são os procedimentos que eu realizo para conseguir estes arquivos com uma qualidade tão alta, porque se soubessem, eu não tenho a menor dúvida que gravariam cds e os venderiam sem a menor dor de consciência.

Eu poderia acabar com a festa de muita gente se compartilhasse estes programas e fizesse um tutorial ensinando as pessoas como se consegue obter arquivos do jeito que eu compartilho aqui. Eu só não faço isso hoje porque sei também que outros espertinhos iam se aproveitar disso e fazer isso para ganhar dinheiro também.

Então apenas quando este blog estiver completo e milhares de arquivos tiverem sido publicados, eu farei isso. Vai demorar algum tempo ainda, e provavelmente neste meio tempo muitas outras bandas e cantores vão se aposentar também...mas aqui eu já vou ter publicado tudo deles, e ninguém se sentirá estimulado a refazer todas estas discografias do zero apenas para ganhar dinheiro com elas, como alguns pilantras fazem hoje, porque este blog será ainda mais conhecido do que já é agora, muitos já terão baixado estes álbuns daqui e somente quem não souber mesmo da existência dele é que aceitará pagar para tê-los.

Enquanto muitos ignorantes por aí ficam presos ao passado, estragando arquivos de qualidade e por usura e estupidez, repassando para outros desavisados, aqui há anos eu já dei um passo á frente e compartilho arquivos no formato wav.

Os programas que eu uso são muito flexiveis e eu poderia usar ainda muitas outras extensões, inclusive Flac.

Mas como eu já disse antes, as pessoas já se acostumaram há muitos anos a compartilhar muitos arquivos no formato wav e eles são muito mais fáceis de se achar do que em flac. A maior prova disso é a quantidade enorme de álbuns em wav que eu já publiquei aqui. Além disso, quando uma pessoa vê que um arquivo destes tem muito mais qualidade que um arquivo mp3 de bitrate maior, ela não pensa duas vezes em "mudar de lado", afinal qual é o argumento que justificaria alguém manter uma discografia em mp3 se pode ter a mesma em outro formato que ocupe menos espaço e ainda por cima tenha uma qualidade de som superior?
 
Neste caso, estou utilizando o programa VUPlayer, um dos melhores players de áudio gratuitos já feitos, aliás, eu me arrisco a dizer que este programa é o melhor já feito para ser usado no Windows Xp / Vista / Seven de todos os outros que existem.

Este programa que usei como exemplo é facilmente encontrado na internet, mas ele tem um bug que impede de habilitar o equalizador que ele tem. Veja as imagens:
 VUPlayer com bug que impede o equalizador de ser habilitado
VUPlayer corrigido que possibilita o equalizador de ser habilitado
Eu consegui arrumá-lo e vou colocar um link no Painel de Avisos para que você possa baixá-lo. Como eu sou alguém que não gosta de fazer nada pela metade, eu aproveitei e traduzi este programa para o nosso idioma.

Porque para que você possa usufruir da máxima qualidade destes arquivos, você precisará ouvir os arquivos deste blog com este player de áudio.

Você talvez esteja achando isso no mínimo estranho.

Vou explicar melhor. Testei todos os players de áudio disponíveis na internet, os mais conhecidos e usados, e este foi o único que realmente conseguiu (com o equalizador habilitado) realçar a qualidade destes arquivos. Este programa não tenta acessar a internet sozinho e também não instala nenhuma porcaria sem o seu consentimento na sua máquina.

È um programa tão seguro que nem precisa estar instalado para funcionar - ele executa normalmente a partir de uma pasta em qualquer diretório do computador. Tudo o que você precisa fazer é adicionar as entradas de registro que estão dentro da pasta do programa antes de executá-lo, e logo na primeira vez que ele abrir estará exatamente como você está vendo aqui, inclusive com o equalizador já habilitado.

Infelizmente a versão original dele está em inglês e não há suporte para o nosso idioma, porque este programa está descontinuado desde 2007.

Mais incrível que o fato de um programa tão espetacular como esse não receber atualizações há quase 10 anos é o fato dele não ter sido comprado por alguma empresa e ter sido, como muitos outros programas já foram, estragado.

Porque há muitos programas excelentes que começaram como grátis, depois viraram trial e por fim se tornarão pagos. Eu não me conformava com o fato de um programa maravilhoso como esse não tivesse suporte a nossa língua, por isso eu o traduzi, e agora para mim ele é perfeito.

Eu o uso há muitos anos, há muito tempo eu já tinha consertado o bug do equalizador, e o traduzi com o objetivo de compartilhá-lo, principalmente quando verifiquei que ele é o único que reflete com 100% de exatidão as alterações que eu faço nos meus arquivos. Como se isso fosse pouco, ele carrega uma pasta de 70 Mb ou de 10 Gb e consome menos de 15 Mb de memória para funcionar.

Eu me lembro que ele travou uma única vez, mas neste dia eu estava com vários aplicativos funcionando e o processador quase no limite.

Mas, voltando ao assunto de que eu estava tratando...

Existem muitos sites e blogs na internet que disponibilizam .mp3 com a taxa de 320 kbps, o que faz com que o arquivo dobre de tamanho e as vezes quase triplique, o que o torna mais pesado e faz com demore mais tempo para ser baixado. Até aqui nenhuma novidade.

Quando este arquivo é um bootleg, pode ser que a taxa de 320 kbps realmente signifique que o arquivo tem mais qualidade.
 Agora quando este arquivo se trata de um álbum de estúdio, é preciso ter muito cuidado (e mais sorte ainda) para depois de ter perdido muito tempo baixando-o não se deparar com um arquivo de 320 kbps de tamanho que foi apenas convertido e por isso mesmo assim não tem qualidade.

Vou explicar melhor para que você entenda. Aliás, já expliquei isso em parte, quando falei dos bootlegs que coloquei no blog. 
Se você não acreditar no que vou dizer, sinta-se á vontade para pesquisar no Google. Um dia eu também tive esta dúvida e acredito que muitas vezes as pessoas fazem uma coisa pensando em um resultado que não vem, porque desconhecem como são os procedimentos.

Bem, o que ocorre é o seguinte: quando você pega um cd original e ripa as músicas para o computador, se você as converter diretamente para mp3 de 320 kbps ou outra taxa, estas músicas nunca mais terão a qualidade que tinham no formato do cd original, mesmo que você pegue este arquivo e o transforme em qualquer outra extensão.

Eu já fiz esta experiência e pude comprovar que é verdade, até porque é uma coisa lógica. Há muito tempo atrás eu tive acesso a discografia do Roberto Carlos, na minha opnião o verdadeiro pai do Rock Nacional. O cara que gravou esta discografia, por preguiça, falta de dinheiro ou porque na época o dvd ainda não tinha sido inventado, gravou mais de 500 músicas em um cd.

Então por causa da falta de espaço, ele gravou todas as músicas com a taxa de 64 kbps. Apesar das músicas soarem cristalinas, o que indica que aquele cd deveria ter sido feito a partir da matriz original, ou então ter sido copiado diretamente do computador (ou seja, não ser uma cópia de uma cópia) as músicas estavam baixas. E se eu aumentava o volume ao máximo, o som ficava abafado.

Então eu peguei uma música qualquer e tentei deixá-la com 128 kbps. E o que aconteceu? A música continuou exatamente com a mesma qualidade, só que agora com o dobro do tamanho! Se pararmos para pensar então, chegaremos a conclusão que hoje em dia ninguém se dará ao trabalho de ripar um cd original, salvá-lo no hd com 320 kbps e depois hospedá-lo em algum lugar para que as pessoas baixem, porque a maior parte do mp3 que circula na internet hoje em dia foi ripada para 128 kbps diretamente, e apenas convertida e não editada, então não adiantará nada alguém convertê-lo para 320 kbps ou para flac, porque isso não vai restaurar a qualidade que ele perdeu.

É claro que sempre existem exceções, mas neste caso, são raros os casos, e para conseguir achar é preciso além de muita sorte, paciência. Aqui no blog há alguns arquivos de estúdio que eu consegui pegar há muitos anos atrás, que eu baixei originalmente com a taxa de 320 kbps com uma qualidade tão boa que eu tenho certeza que a pessoa que os colocou na internet tinha o cd original e aquele arquivo era a matriz do mp3 que foi criado a partir do cd original.

Não adianta simplesmente pegar um cd de áudio original, ripar as músicas para o computador e achar que o problema foi resolvido, porque a conversão apenas serve para que este arquivo possa ser transformado para uma extensão que um player de áudio possa reconhecer e reproduzir.

As pessoas costumam confundir arquivos apenas convertidos com arquivos convertidos e editados, e é por isso que existem milhões de arquivos de mp3 na internet desde 128 kbps até 320 kbps que não tem nenhuma qualidade, porque eles foram apenas convertidos e não convertidos e editados.

As pessoas que dizem que mp3 de 128 kbps não presta falam isso porque nunca ouviram um arquivo de 128 kbps que depois de ter sido convertido foi editado, e é aqui onde está a diferença. O proprietário de um blog não se preocupa com isso porque dá muito trabalho, afinal é mais fácil pegar um álbum que já está em 320 kbps e postá-lo, porque como as pessoas não tem este conhecimento, acharam que este arquivo tem mais qualidade, o que nem sempre é verdade.

Eu já peguei muitos arquivos na internet com um bitrate acima de 128 kbps e que depois de eu ter editado ficou com uma qualidade muito melhor do que estava quando eu baixei, e eu peguei o arquivo original que eu baixei e joguei fora, porque o meu arquivo editado para 128 kbps ficou muito melhor do que esta matriz, estivesse ela em 320 kbps ou até mesmo no formato flac.

A maioria das más interpretações surgem por conta da falta de conhecimento e é por isso que o mp3 de 128 kbps acabou conquistando a fama de arquivo sem qualidade, o que efetivamente não corresponde a realidade. Todo o mp3 que eu tenho e que eu posto no blog, se for necessário eu converto, mas sem exceção, todos são editados. Por isso que apesar destes arquivos terem apenas 128 kbps eles tem alta qualidade e colocam mp3 de qualquer bitrate superior no chinelo.

Eu recomendo que as pessoas que não acreditam no que estou dizendo, pesquisem a respeito e principalmente, baixem algum mp3 de 320 kbps ou qualquer outro bitrate acima de 128 kbps em algum site ou blog, escute este arquivo no VUPlayer e depois baixe algum arquivo do meu blog, e antes de ouví-lo no seu computador, escute-o no seu celular, com o fone de ouvido. Se o seu celular for da marca LG, habilite um dos equalizadores que mais realce os sons de fundo.

Tenho certeza que você terá a sensação de estar ouvindo um cd de áudio convencional, de tão perfeitas que estão estas gravações, apesar de estar com uma taxa de 128 kbps. Como eu já disse, se você pegar um arquivo de 320 kbps ou flac que foi ripado do cd originalmente nesta qualidade, você poderá, se tiver o programa adequado e os conhecimentos necessários, passá-lo para 128 kbps sem a perda da qualidade de áudio que ele tinha antes da conversão.

Agora pegar um arquivo de 128 kbps e convertê-lo para 320 kbps achando que conseguirá restaurar a qualidade perdida dele é o mesmo que pensar que é possível transformar suco de uva em vinho só com o poder do pensamento.

Os arquivos que eu tive a sorte de um dia ter conseguido encontrar e baixar com a taxa real de 320 kbps foram conseguidos com horas de pesquisa, e além disso a maioria deles estavam hospedados no Megaupload e no Rapid Share, e isso antes deles "afundarem".

Você poderá usufruir de toda a qualidade que estes arquivos dispõe principalmente se a sua placa mãe tiver saídas surround e você puder conectar as saídas de aúdio do computador diretamente a entrada auxiliar de um daqueles velhos aparelhos de som 5 x 1 dos anos 90.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de postar um comentário, por favor leia o parágrafo sobre o assunto na Página Inicial.