terça-feira, 4 de setembro de 2018

Taxas de Bitrate: Como obter arquivos de alta qualidade com taxas reduzidas de kbps

Eu já falei aqui em outros lugares sobre isso, mas neste momento eu sinto que chegou a hora de fazer um post dedicado a isso para que definitivamente este assunto possa ser esclarecido de uma vez por todas.

Caso você ainda não tenha lido todo o texto da página inicial eu volto a repetir (e insistir) faça isso o mais breve possível, como eu pretendo demonstrar neste post, muitas vezes somos levados ao engano por conta da falta da informação sobre um determinado assunto.

Muito já foi escrito na internet acerca de bitrates de áudio, de todas as formas possíveis e imagináveis.

Questões sobre qual é a melhor extensão de áudio e a taxa de kbps podem ser encontrados em vários endereços da internet.

Muitas vezes estas informações tem um cunho mais de preferência pessoal do que conhecimento técnico propriamente dito, e é aqui onde mora o perigo, pois alguém pode tentar disseminar a idéia de que um certo codec é melhor que o outro apenas por gosto particular e nada mais.

Como eu já falei, trabalho com edição de áudio desde o ano de 2010. Neste tempo, não existiam tantos blogs de rock na web, e quem se dispunha a fazer isso realmente tinha o interesse e o objetivo de compartilhar estes arquivos de graça, sem receber nada pelo mesmo (assim como no passado as pessoas emprestavam um disco de vinil ou uma fita cassete de um artista para um amigo ouvir sem cobrar nada por isso). Hoje a história é bem outra. Pessoas montam um blog e tentam disponibilizar todos os álbuns de todos os artistas apenas com o objetivo de fazer dinheiro com estas discografias, que como todos nós sabemos, são protegidas pela lei de direito autoral. Lei esta que muitas pessoas sem escrúpulos não respeitam.

Quando eu decidi fazer este blog em Maio de 2013, eu pensei em tudo naquele momento para que nenhum pilantra pudesse utilizar os meus arquivos de forma indevida, e claro, a que mais me preocupava era algum sujeito metido á espertinho querer usar os meus arquivos - que eu disponibilizo absolutamente de graça - para encher o rabo de dinheiro sem o meu consetimento e a minha autorização.

Por isso, em vez de apenas uma palavra, eu decidi usar o endereço do meu blog como senha de extração. Este já é o primeiro balde de água fria para alguém que tivesse o interesse de usar meus arquivos para ganhar dinheiro em outro lugar não tivesse êxito nesta iniciativa.

O segundo sistema de proteção foi ter decidido não postar as discografias em mp3 apenas, pois ainda assim algum espertinho poderia pegar estes arquivos (que tem uma qualidade muito alta mesmo com 128 kbps) jogar estes arquivos em algum conversor de massa e aumentar o bitrate de forma a dissimular a origem daquele arquivo.

Como eu falei na página inicial, eu não fiz este blog para ganhar dinheiro com ele. Por isso aqui eu jamais irei colocar estes protetores de link de merda que tem em outros blogs e sites. Acho uma enorme falta de respeito com o usuário, entrar em um blog ou site e na hora de baixar o arquivo abrir 5 ou 6 abas estranhas no navegador antes do link de download aparecer (e isso quando não acontece de o link estar quebrado, mas ainda assim o sujeito que é dono do blog ou site está ganhando, mesmo que você fique sem o arquivo, pois a intenção dele mesmo nunca foi disponibilizar nada mesmo de áudio para você e sim fazer dinheiro de forma dissimulada ganhando dinheiro com a obra intelectual e artística de terceiros sem o conhecimento dos mesmos).

Se você nunca pensou á respeito, reflita sobre isso agora; nestas condições o risco de você acabar pegando um vírus em seu computador ou dispositivo móvel é muito maior. Porque? Porque 5 ou 6 abas abertas a mais significa que naquele momento você está acessando mais 5 ou 6 sites estranhos que você não conhece, e que podem estar comprometidos por diversos tipos de malwares que você só vai se dar conta a hora que já for muito tarde!

Pense nisso um pouco: você por acaso alguma vez na sua vida pediu para alguém montar um blog ou um site e hospedar arquivos de música para você ir lá baixar depois? Com certeza não. Então você considera razoável ou justo que alguém depois de ter criado um site ou blog de livre e expontânea vontade, coloque mil propagandas a fim de justificar o trabalho que teve ou tem para manter este endereço funcionando, se você jamais sentiria falta dele se ele nunca tivesse existido?

Muitas das razões do Brasil ser o que é ainda hoje após mais de 500 anos de descobrimento é que aqui existem muitos velhacos em diversos segmentos que se consideram mais expertos do que a maioria das pessoas, e insistem em querer cobrar e ganhar pelo que não lhe pertecem!

Em Maio de 2013 depois de eu ter decidido fazer este blog, a primeira coisa que eu estudei foi a parte gráfica.

Como sou Vendedor Gráfico desde 1997, entendo muito desta área e fiz questão de caprichar o maximo possível nesta parte, tanto para me diferenciar dos outros como também para incrementar uma série de coisas que outros ignoraram desde o começo.

Por exemplo, o primeiro projeto que eu tive foi fazer os posts com apenas uma única imagem. O objetivo com isso era impedir que alguém copiasse os meus posts e montasse outro blog apenas copiando os arquivos que eu suo tanto para fazer.

Quando eu tive esta idéia, eu ia postar as discografias em mp3 de 128 kbps, e não ia as fazer em partes separadas como estou fazendo agora. Por exemplo, a discografia do Rush eu tenho toda em mp3 de 128 kbps, são mais de 20 Gb de arquivos em mais de 200 álbuns, mais de 150 bootlegs, mais de 3500 músicas...eu tinha começado a fazê-la como uma "linha do tempo" (uma seqüência lógica de álbum de estúdio, bootleg, álbum ao vivo), perfeitamente em ordem cronológica.

Este arquivo no Corel Draw deu quase 80 Mb de tamanho, e este valor iria aumentar muito depois que eu exportasse para imagem, e ia demorar muito na hora de fazer o upload...mas por outro lado, quando alguém o acessasse, o veria exatamente como eu o tinha feito, sem distância nenhuma entre uma imagem e outra.

Infelizmente não há a opção de desabilitar a borda de imagem, o máximo que se pode fazer é colocá-la na cor do plano de fundo para que ela não apareça e desta forma o post tenha uma melhor aparência.

Também não é possível selecionar uma outra fonte além daquelas poucas opções que existem para digitar o texto, então eu vi que a melhor opção seria mesmo fazer no Corel pois aí eu tenho muitas outras opções. O resultado estético que eu consegui obter desta forma jamais seria possível se eu fizesse isso apenas com os recursos do próprio blogger.

Então tendo sido superada esta primeira etapa, faltava os arquivos em si. A dificuldade inicial e o fato de eu não ter postado há mais tempo foi porque ainda como mp3 de 128 kbps e o fato de eu não ter internet cabeada em casa e estar na depedência de uma lan house (onde eu conseguiria subir 100 Mb de arquivos em 20 minutos) tornava o processo demorado.

Então eu tinha decidido postar discografias curtas primeiro, e postei David Coverdale, Max Webster e Mr. Mister em 2016 e nesta época estas discografias não constavam de um certo blog nacional, mas para minha surpresa, menos de 1 mês depois elas apareceram lá.

Até hoje eu não tenho como saber se estes arquivos são os mesmos que eu postei aqui naquela época, pois algumas coisas são muito dificeis de serem encontradas por não serem conhecidas, e muitas vezes só são achadas em mp3 mesmo. Max Webster por exemplo, eu baixei como mp3 de 320 kbps na época.

Então depois disso eu fiz alguns testes com os programas que eu tenho e como eu decidi baixar as versões remasterizadas e eu comecei a encontrar álbuns em wav e ogg, eu decidi fazer algumas experiências, e os resultados sairam muito melhor do que eu poderia esperar.

Como eu já tinha falado aqui, eu não baixo os arquivos que eu publico no meu blog de blogs ou sites de terceiros. Primeiro, porque eu posto raridades que os administradores de blogs e sites concorrentes nunca ouviram falar. Segundo, porque os arquivos que estas pessoas publicam, não tem a menor qualidade e ainda assim elas tem a coragem de colocar protetor de links e fazer dinheiro com estes arquivos completamente dispensáveis e descartáveis.

Eu teria de ser alguém muito idiota para baixar arquivos de um site que publica torrents - e que em tese teria TUDO de alguma banda, ainda que fosse em Flac ou em Wav - para pegar estes arquivos, quem sabe de uma qualidade realmente boa, jogar eles todos em um conversor de arquivos de massa e os transformar em um arquivo mp3 sem qualidade, como se eu tivesse pego várias frutas e as colocasse em um liquidificador para bater e transformar em uma vitamina.

Graças a este evento que eu mencionei anteriormente, eu decidi postar em mp3 de 128 kbps o mínimo possível. Ás vezes em que os arquivos que eu baixo estão em uma extensão que não seja em ogg ou wav e que eu consigo manipular facilmente, eu transformo este arquivo em wma de 64 kbps.

Desta forma eu resolvo todos os meus problemas de forma muito mais fácil e prática. Um arquivo Wma de 64 kbps corresponde a um arquivo mp3 de 128 kbps, mas com a metade do tamanho, como ele sempre vem em um bitrate mais alto, eu sempre consigo deixar com um bitrate mais baixo sem estragar a qualidade do arquivo, como acontece quando ele é apenas convertido, já que neste caso ele não estava como wma originalmente.

Isso também me deixa tranquilo, porque eu sei que a única forma de alguém querer usar este meu arquivo para ganhar dinheiro com ele seria baixá-lo e subi-lo exatamente como ele está. Mas fazer isso implicaria alguns problemas.

Primeiro, se fizer isso será um reconhecimento explicito de incompetência e incapacidade de fazer um blog/site com os próprios arquivos, se valendo deste fim com os arquivos dos outros. Mesmo se fosse um blog novo de alguém não conhecido ainda, eu poderia publicar a impressão digital destes arquivos e provar a todos que eu os tinha postado primeiro, pois o único jeito destes arquivos terem o mesmo MD5 que os meus seria se eles fossem publicados exatamente como eles estão - com o endereço do meu próprio blog, e claro, neste caso eu não precisaria provar a ninguém que os arquivos tinham sido pegos no meu blog pois o meu próprio concorrente estaria fazendo a minha propaganda expontaneamente.

Segundo, se tivesse a intenção de pegar estes arquivos e os convertesse para mp3 com um bitrate mais alto, o som ia ficar muito abafado, ia perder toda a clareza que eles tem agora, com o tamanho reduzido. Isso ia apenas acentuar a idéia nas pessoas que aquele arquivo é muito pesado, e a qualidade uma porcaria, o que ia ratificar o que eu me proponho a fazer neste post.

Terceiro, a comprovação de que realmente é alguém sem palavra, afinal de contas, se tem um blog ou site há tanto tempo, se antes postava arquivos sem senha e hoje coloca, se antes não tinha propaganda nenhuma e hoje tem um monte, se não tinha protetor de link e hoje tem, uma mudança a esta altura será mal vista por todos os usuários, pois nada mais queima o filme de alguém do que mudar de idéia constantemente, e principlamente quando é notório que é o usuário do blog/site que é sempre penalizado.

Quarto, a data da publicação do arquivo. Se tem algo que usuários de blogs e sites de rock não são é pessoas ingênuas. Uma hora ou outra elas descobrem que um arquivo de um lugar se parece muito com o arquivo de outro local, que foi postado primeiro. Logo elas tem como saber quem foi que copiou quem.

Eu poderia ser um parceiro de outros blogueiros, e repassar informações muito valiosas dos processos pelos quais eu consigo arquivos tão pequenos com uma qualidade tão inacreditável. Mas eu me recuso completamente a ser amigo de gente que faz deste negócio um meio de ganhar dinheiro de forma desonesta e ilicita.

Para exemplificar isso melhor, vou contar uma coisa que hoje em dia é notória. Antigamente, quando você ouvia rádio, tinha uma hora que passava um bloco de comerciais. Hoje também continua assim, mas em muitos programas, os comerciais já estão embutidos. O melhor exemplo disso é na hora do rush no fim do dia. Em algumas rádios, um repórter que está em um helicópetero passa a informação do trânsito em algum lugar e ele mal acaba de dar a noticia e já está lendo um comercial que você é obrigado a escutar na marra, porque foi antecipado do horário especifico do comercial para o meio do programa.

Quando eu me deparo com um blog ou site que tem protetor de link, eu me sinto obrigado a ver aquelas propagandas de merda que não me interessam e que fazem o dono daquele endereço encher o rabo de dinheiro sem derramar uma gota de suor honesto como todos os outros fazem. É lógico, ninguém entra em nenhum blog ou site pra ver uma porra de propaganda, entra pra ler alguma matéria ou baixar alguma coisa. Quando o dono do lugar faz isso significa que ele não se importa nenhum pouco com a sua opnião, pois ele te obriga e te força a fazer o que ele quer, como se fosse um ditador.

É fato que propaganda imposta não funciona com ninguém. Quem coloca estas merdas no seu blog ou site sabe que ninguém vai se importar com todo aquele lixo, mas o administrador não está nem aí com isso, porque o interesse dele é apenas ganhar com os arquivos dos outros que ele publica. E de repente você pode ter um problema sério porque um daqueles sites pode ter sido invadido e junto com o arquivo sem qualidade que você baixar virá junto um arquivo que talvez faça com que seu computador seja invadido exatamente como aconteceu comigo uma vez.

Agora no meu blog não há muitos arquivos, porque eu faço todo o processo disco por disco, mas ainda assim tudo o que está postado agora não tem comparação com nada que existe em outros lugares. Meus arquivos, modéstia a parte, deixam os arquivos de qualquer outro blog nacional no chinelo, não se comparam nem pelo conteúdo e muito menos pela qualidade.

A maior prova de que eu não pego os arquivos que eu posto de um único lugar é que em uma mesma discografia há álbuns ou músicas de todas as 4 extensões que eu uso aqui. E todas, sem exceção, tem uma qualidade que apenas quem é surdo não consegue identificar assim que ouve, pois a qualidade é gritante.

E agora eu vou provar definitivamente que quem fala que música para ter qualidade precisa ter um bitrate alto, das duas uma; ou não sabe do que está falando ou então está mentindo conscientemente.

Para o primeiro caso, a informação adequada é o suficiente para que se mude de opnião, já o segundo, não tem solução mesmo.

Veja esta foto abaixo:

Se você já veio aqui antes e é fã do Kiss, com toda a certeza você já baixou a primeira parte da discografia deles, que em termos de álbuns de estúdio, é a mais completa hoje já feita por um blog nacional. Eu também tenho a discografia deles pronta em mp3 e em 2013 antes de eu criar este blog ela já contava com 93 álbuns prontos, incluindo álbuns ao vivo e dezenas de bootlegs também. Quando ela ficar pronta daqui há algum tempo, terá mais de 150 álbuns e será também o maior post do Kiss já feito por um blog nacional também.

Bom, se você já baixou esta discografia parcial, você viu que o álbum Revenge (1992) está no formato wma de 64 kbps. Até eu que já me acostumei com a alta qualidade dos meus arquivos me surpreendi com o resultado final deste álbum, pois ficou com uma qualidade tão alta que não fica devendo nada a uma versão de cd prensado.

Pois bem. Como eu fiz este blog desde o começo com a melhor das intenções, e todas as mudanças que eu fiz e faço são sempre para melhorá-lo e beneficiar as pessoas que o acessam, eu tenho salvo todos os arquivos que eu baixei da internet para postar no meu blog.

Então eu fiz estas 7 versões com bitrates diferentes em mp3 da mesma música, "I Just Wanna" e incluí a versão que está no álbum, em wma de 64 kbps. Vou colocar o link no fim deste post para que você possa baixar e ouvi-las separadamente, uma a uma.

Você irá se surpreender quando as ouvir, porque apesar das taxas de bitrates diferentes, elas soaram para você como se fossem o mesmo arquivo. Não há diferença perceptível entre uma versão e outra; não fossem as taxas de bitrate você teria a certeza de que está ouvindo o mesmo arquivo, apenas com outro nome.

Então você se perguntará, "Mas como isso é possível?" É muito simples, e eu já expliquei isso aqui.

O que determina a qualidade de um arquivo, não é o seu bitrate, mas a sua origem. Eu não vou revelar a real extensão deste arquivo agora, porque eu sei que este blog é visitado principalmente por concorrentes, e se eu fizer isso agora, eu vou colaborar para que muitas pessoas achem isso como um motivo justo para colocarem protetores de links em seus sites e blogs, se aprenderem a como fazer um arquivo de áudio de qualidade, como os meus.

A hora que você ouvir estas músicas, que eu fiz especialmente para este post, você se convencerá de uma verdade que até agora nenhum administrador de blog teve a coragem de admitir (porque isso obviamente não lhes é conveniente ou então os muitos amadores que existem por aí não sabem disso mesmo) e que eu confirmo e provo aqui com todas as letras e arquivos: você não precisa ter arquivos de bitrates altos para que a música tenha qualidade.

Estes 7 arquivos do Kiss provam isso a qualquer um que duvide do que estou falando. São 7 arquivos diferentes em tamanho e bitrates, mas todos eles tem a mesma qualidade. Eu poderia ter usado vários outros arquivos que eu tenho, mas eu escolhi este do Kiss porque além de ser uma gravação excepcional o formato wma é nativo do próprio Windows e uma excelente referência para se comparar ao mp3.

Então a hora que você ouvir estes arquivos e perceber que este fato é incontestável, por qual motivo você vai continuar baixando arquivos por aí que além de serem pesados e ocuparem muito espaço ainda por cima não tem qualidade nenhuma?

Uma coisa é você ser forçado a fazer algo por não ter uma opção melhor, outra coisa é você descobrir que existe uma alternativa pouco conhecida que é muito melhor em todos os sentidos e se recusar a adotá-la apenas por puro comodismo.

Depois que eu tiver publicado o 100º artista deste blog e eu for começar a fazer apenas as atualizações das bandas e dos cantores que estiverem aqui, eu vou fazer um post explicando, passo á passo como eu consigo fazer estes arquivos de qualidade superior, inclusive contando quais são os programas que eu uso. Como eu não tenho a desvairada pretensão de publicar todos os artistas da história do rock e suas subdivisões (como outros tem) eu irei ensinar a todos os interessados, como fazer arquivos com esta qualidade das bandas e cantores que eu não gosto, não curto e não conheço (mas já ouvi falar) e que por isso mesmo, eu não vou publicar aqui.

Se no dia que isso acontecer, ocorrer destes programas não estarem mais disponíveis na internet, não tem problema. Eu tenho todos eles salvos, no meu computador e também em cds, farei o upload e colocarei o link aqui mesmo no blog.

Se neste dia acontecer de alguém resolver mudar seu blog por causa disso...eu apenas direi foda-se. Eu não tenho como ser mesquinho e deixar de beneficiar tantas pessoas apenas por saber que provavelmente um blogueiro que cobra hoje por arquivos sem nenhuma qualidade poderá então comercializar arquivos que realmente mereciam ser vendidos se a lei assim o permitisse, usando o mesmo programa que eu uso hoje para criar arquivos de qualidade e disponibilizá-los absolutamente de graça como eu faço.

Aliás, falando nisso, agora é hora de deixar uma coisa bem clara. Eu nunca pensei em fazer comércio com estes meus arquivos porque A LEI NÃO AUTORIZA. É por isso que ainda que aqui não tenha quase nada publicado em mp3, eu ainda mantenho um texto sobre isso na página inicial. Cada um é responsável pelos seus atos, e como aqui eu não faço comércio explicíto e nem mascarado destes arquivos, eu não me preocupo nenhum pouco com os posts que eu publico, pois ninguém pode me acusar de estar obtendo lucro direto ou indireto com estes arquivos (mesmo publicando arquivos que não fazem parte dos catálogos oficiais dos artistas) e que em tese, eu poderia cobrar, se quisesse, porque talvez eles não pudessem reclamar tendo em vista que eles mesmos não os comercializam. No entanto, isso ainda assim seria algo anti ético para quem tem consciência, pois seria o mesmo que vender bootlegs alegando que a banda não os comercializa, se é ela mesma que toca na gravação.

Mas como eu ia falando, sem a menor sombra de dúvida, este álbum do Kiss foi ripado para o computador de um cd remasterizado por um programa poderoso que ou teve uma perda mínima ou então conseguiu o milagre de exportação da música em uma taxa maior ainda que um arquivo wav. Este é um álbum que eu poderia converter para wav que todos que o ouvissem acreditariam que realmente era um arquivo wav mesmo. A taxa seria menor, ocuparia menos espaço e a qualidade seria certamente mantida.

Mas eu sigo á risca o protocolo e se o arquivo não vem em ogg ou wav, eu não o salvo nestas extensões. Eu já me considero verdadeiramente afortunado por conseguir comprimir estes arquivos com taxas tão elevadas e manter a qualidade deles inalteradas que eu não tenho motivos para fazer de outra forma.

Como eu já falei, mas repetirei agora, porque eu não tenho como saber se você que está lendo isso agora, já leu isso antes, eu não vejo outros blogs como concorrentes meus, no melhor sentido da palavra. Primeiro porque agora, que eu estou postando apenas os álbuns de estúdio de algumas bandas, há vários álbuns e músicas que tirando o meu blog, não existem em nenhum outro lugar. Segundo porque a qualidade dos meus arquivos, agora, é insuperável e imbatível, mesmo que pareça presunção da minha parte falar assim. Mas na verdade, na minha opnião, presunção é colocar protetor de link em arquivo mp3 sem qualidade nenhuma.

Terceiro, desconheço outro blog que publique arquivos agora em ogg e wma. Wav então, é melhor nem falar.

Quarto, um blog onde o próprio administrador disponibiliza um player de áudio, eu nunca vi nem mesmo em blogs gringos. Se eu tivesse o interesse, eu nem teria admitido desde o começo que eu reescrevi o VUPlayer. Eu poderia ter excluído algumas coisas dele, ter mudado o ícone e ter falado que tinha o construído do zero e muitos iriam acreditar, porque o VUPlayer nunca teve uma tradução para o português. Mas como eu reconheci o altruísmo do programador que o fez e nunca o registrou e exigiu pagamento por ele, eu não achei que esta atitude seria correta, mesmo sendo este um programa descontinuado.

Tenho outros players de áudio no meu computador, porque ás vezes os álbuns vem em outros formatos e eu tenho que ouvir as músicas primeiro pra ver estão corretas para só depois salvá-las em wma, porque o VUPlayer não toca todas as extensões, afinal ele não é atualizado desde 2007.

Bom, agora para finalizar este post, que eu espero sinceramente que seja o post definitivo para demonstrar de uma vez por todas que quem fala que arquivo de bitrate baixo não tem qualidade ou não tem conhecimento técnico sobre o assunto ou então deliberadamente está agindo de má fé mesmo, eu vou colocar outra foto muito reveladora.

Os valores que você vê nesta imagem são os valores padrão para música no formato mp3, a cada minuto.

Entre 2008 e 2016, meu padrão para arquivos mp3 era 128 kbps. Qualquer arquivo que eu baixava neste formato e que vinha maior que esta taxa, eu reduzia sem choro nem vela e sem dor de consciência também para 128 kbps.

Se for para armazenar em um hd, não ocupa muito espaço, desde que não seja muitos arquivos. Mas como não ter muitos arquivos no computador, quando o assunto é música?

Hoje em dia em que os celulares são quase computadores portáteis, mas que não tem tanto espaço de armazenamento, o tamanho de um arquivo de música tem sim de ser considerado como um tema importante, caso você ou não tenha um computador como muitos não tem ou então que deseja ter a mão literalmente todas as músicas que você gosta para as curtir onde quer que você esteja.

Vou fazer algumas simulações agora para você ver como isso é algo que não pode ser ignorado se você curte muitas bandas e cantores de rock.

A música "King Of The Night Time World", faixa número 23 do álbum do Kiss "Rock & Roll Over" de 1976, no formato wma de 64 kbps, tem exatamente o tamanho de 1,40 Mb, sendo que esta música tem exatos 3 minutos.

O post do Kiss tem 550 músicas. Vamos imaginar que todas as músicas do Kiss tem apenas 3 minutos, para chegarmos em um número redondo, apenas para fins de comparação.

Se todo este post do Kiss fosse em wma de 64 kbps, teríamos o seguinte:

1,40 Mb x 550 = 770 Mb

Se todo este post do Kiss fosse em mp3 de 128 kbps, teríamos o seguinte:

937,67 Kb x 3 = 2,813 Mb x 550 = 1,547 Gb

Se todo este post do Kiss fosse em mp3 de 160 kbps, teríamos o seguinte:

1,14 Mb x 3 = 3,42 Mb x 550 = 1,881 Gb

Se todo este post do Kiss fosse em mp3 de 192 kbps, teríamos o seguinte:

1,37 Mb x 3 = 4,11 Mb x 550 = 2,260 Gb


Se todo este post do Kiss fosse em mp3 de 224 kbps, teríamos o seguinte:

1,60 Mb x 3 = 4,80 Mb x 550 = 2,640 Gb


Se todo este post do Kiss fosse em mp3 de 256 kbps, teráimos o seguinte:

1,83 Mb x 3 = 5,49 Mb x 550 = 3,019 Gb

Se todo este post do Kiss fosse em mp3 de 320 kbps, teríamos o seguinte:

2,28 Mb x 3 = 6,84 Mb x 550 = 3,762 GB

Veja que apenas se eu tivesse postado no formato mp3 de 128 kbps o espaço ocupado fosse no hd ou em um celular já seria o dobro do tamanho, considere ainda o fato desta discografia ainda não estar completa e estarmos falando apenas de uma banda.

Como visto na foto acima, esta discografia incompleta agora tem quase 1 Gb de tamanho. Se estivessemos debatendo que a taxa de kbps de um arquivo de áudio fosse essencial para a qualidade do arquivo, tudo bem. Mas agora já está provado que isso não é verdade, pois eu neste post estou fornecendo a prova indiscutível disso.

Pessoas comuns que baixam música da internet não tem a obrigação de saber disso, mas pessoas proprietárias de sites e blogs voltados para o rock e principalmente pessoas que compartilham arquivos de música deveriam saber disso. Como já há algum tempo eu tenho esta certeza, agora estou tornando isso público de forma contundente.

Apenas para as pessoas que comercializam arquivos de música de forma não autorizada, isso não deve importar, interessar ou fazer diferença alguma. Mas para você que baixa arquivos de música isso é importante sim. Agora você já sabe que é possível encontrar arquivos de alta qualidade com uma taxa baixa de kbps, vamos dizer, abaixo de 100 kbps, em que você além de ficar 100% satisfeito, ainda não ocupará muito espaço em seu hd. E isso realmente de graça, porque aqui não tem e nunca vai ter protetores de merda, quero dizer de link (no fundo tudo é a mesma bosta mesmo).

Comparações:
2 arquivos wma de 64 kbps = 1 arquivo mp3 de 128 kbps
3 arquivos wma de 64 kbps = 1 arquivo mp3 de 192 kbps
3 arquivos wav de 56 kbps = 1 arquivo mp3 de 192 kbps

(neste caso dá um total de 168 kbps, ou seja, ainda mais econômico que 1 único arquivo mp3 de 192 kbps) 

Contra fatos não há argumentos. Se isso parecer ser muito incrivel para você, que não tem a menor obrigação de saber disso, é só você ouvir estes arquivos em algum outro player de áudio que não seja o que eu disponibilizo aqui. Qualquer um deles vai te mostrar que estas taxas de áudio são verdadeiras. É pura matemática; o espaço ocupado por apenas um álbum no formato mp3 de 192 kbps pode ser preenchido por 3 álbuns no formato wav de 56 kbps ou wma de 64 kbps! Onde você teria uma discografia incompleta de 10 álbuns apenas no formato mp3 de 192 kbps, você teria uma discografia completa de 30 discos em wav de 56 kbps ou então wma de 64 kbps! Talvez isso agora não cause muito impacto, mas a hora que eu tiver postado as discografias completas com mais de 150 álbuns e você ver o tamanho que todos estes discos ocupam, sejam em um hd ou em um celular, você verá a enorme economia de espaço que estes arquivos proporcionam. E isso tudo com a qualidade garantida a toda prova.

Estou citando apenas os formatos wav e wma pelo fato deles terem a taxa de bitrate fixas. A maior parte dos arquivos no formato ogg também raramente passam de 70 kbps, e a qualidade neste caso também está assegurada. O fato de você não ver estas informações publicadas em outros blogs se deve a razão de que elas não são convenientes para os seus proprietários.

Se eu quissesse, com algum esforço, eu poderia publicar as minhas discografias aqui TODAS EM UM ÚNICO FORMATO, ou então poderia ir mais além e publicá-las todas NAS 4 EXTENSÕES QUE EU USO aqui e deixar cada usuário baixar na sua extensão preferida.

Eu não faço isso por entender que cada usuário está preocupado apenas em baixar arquivos que tenham qualidade, independente da sua extensão. Eu que sou uma pessoa sistemática e perfeccionista, não me importo em ter estas discografias completas com vários álbuns de extensões diferentes, porque todos eles tem a mais alta qualidade possível, e é isso o que importa para mim.

Sem a menor sombra de dúvida, se isso aos olhos de alguém não fizer muito sentido, ainda assim é muito mais compreensível do que saber que alguém é capaz de baixar uma discografia de um site de torrent, em que estes arquivos supostamente venham no formato wav, com a taxa de bitrate de 1411 kbps (e portanto sejam arquivos pesadíssimos) e que esta pessoa use um conversor de arquivos de massa para transformá-los (e estragá-los) em mp3 para publicá-los em seu blog, esconder os links de download com um protetor e fazer dinheiro com estes arquivos! Não posso classificar isso como uma insanidade porque existe uma questão financeira envolvida, logo isso não é feito "de graça". Tem uma motivação (aliás, a única) monetária pra isso.

Se baixa em wav ou em flac, deveria ser honesto e publicar na mesma extensão. Este discurso hipócrita de "editar o arquivo para facilitar sua obtenção" é uma mentira tão descarada que se convence alguém deve ser crianças de 7 anos de idade. Como alguém pode falar assim e colocar 5 ou 6 links ocultos no mesmo arquivo? O dinheiro que um sujeito destes deve conseguir arrecadar apenas com uma pessoa que baixa uma discografia completa deve equivaler como se 30 pessoas ou mais tivesse baixado o mesmo arquivo! Deste jeito qualquer pessoa sem a mínima moral e descência adoraria montar um blog e postar tudo o que odeia e não conhece, apenas para lucrar com isso!

Eu aqui pelo menos sou o mais honesto que eu posso. Não cobro nada pelo que eu publico e além disso só posto arquivos dos artistas que eu conheço e que eu gosto, e ofereço arquivos de qualidade que muitos se pudessem pagariam para ter com vontade, e no entanto disponibilizo tudo de graça.

Porque aqui é um blog de compartilhamento mesmo, não um lugar para fazer comércio mascarado de arquivos de áudio, como outros fazem.

É por isso que eu decidi não incluir fotos de cds e de encartes juntos com os arquivos. Outros pilantras que disponibilizam assim o fazem porque cobram indiretamente por eles; como sabem que um dia a casa vai certamente cair, aproveitam e publicam estes mesmos arquivos em sites de compartilhamento que não exigem login e nem senha. Assim se uma investigação for feita, ficará muito mais dificil provar alguma coisa.

Aqui é tudo feito ás claras, exatamente porque eu respeito ás leis, não devo nada á ninguém e por isso mesmo não preciso me esconder também. Já faço a parte mais dificil, de disponibilizar arquivos raros e que não existem em outros lugares e que muitos fãs sequer conheciam. Fotos de cds e de encartes são fáceis demais de ser achar na internet e eu realmente não me sinto na obrigação de fornecê-los agora. As fotos dos álbuns que eu uso nos posts são todas em alta resolução (e não copiadas da Wikipédia), e talvez se alguém ainda não tenha percebido isso, o tamanho que eu fiz foi exatamente para ficar bem próximo ao tamanho de uma capa de cd original.

Ao contrário de outros por aí, que dizem uma coisa hoje e amanhã mudam de idéia (e algumas vezes mudam até de nome também) de acordo com as conveniências que surgem, eu tenho uma só palavra. Se eu falo que não vou fazer, é porque não existe a menor possibilidade de eu mudar de idéia, se eu deixo em aberto é porque eu ainda não decidi.

Aliás, como diz o ditado, "Quem tem boca fala o que quer". Nestes tempos modernos, podemos fazer uma adaptação e escrever "Quem tem um computador, escreve o que quer" e certamente tem gente por aí que escreve muitas besteiras mesmo. A coisa mais absurda que eu já li foi "Estes arquivos não são retirados dos originais". Então tá. Alguém deve pegar os cds, colocar eles no óleo pré aquecido e fritá-los, e depois de 15 minutos eles se transformam em arquivos de música digital. Ou então os poem no forno para assar junto com o bolo que a gente faz quando aparece uma visita de longe em casa no fim de semana, e assim que a dona da casa corta uma fatia, os arquivos aparecem no recheio e a visita pega eles e guarda no bolso pra levar pra casa!

Como as pessoas escrevem besteiras para justificar o injustificável! Até parece que este monte de merda que é escrita consegue tirar o foco da contravenção que é praticada e quem não enxerga não vê apenas se não quiser! AQUI TODOS OS ARQUIVOS SÃO RETIRADOS DOS ORIGINAIS SIM!!! Não sou eu quem toco e gravo estas músicas dos outros! Baixo todos estes arquivos da internet, e TENHO TODOS OS ARQUIVOS SALVOS EXTAMENTE COMO FORAM BAIXADOS! Tenho como provar que, terceiros, quartos e quintos é que dispõe estes arquivos em algum lugar da internet e que são eles que podem ter estes arquivos EM CD PRENSADO ORIGINAL!
 
Se eu tivesse todos estes cds que já publiquei aqui, antes de qualquer outra coisa, eu só publicaria arquivos em formato wav, porque como já falei, eu não cometo a insanidade de pegar um arquivo de uma extensão com uma taxa alta de kbps e estragar este arquivo o transformando para mp3 de um bitrate menor! Este tipo de coisa só é feita por quem não sabe nada de edição de áudio e se considera um editor apenas porque tem um conversor de arquivos de massa, joga a pasta lá dentro, configura o formato de saída e fica assistindo o programa fazer todo o trabalho sozinho! Não sabe o que faz, divulga isso sem a menor cerimônia, e o que é pior - ensina todos os outros que sabem menos que ele errado! Uma enorme falta de responsabilidade, para dizer o mínimo.

Sem a menor sombra de dúvida, uma das maiores sacanagens que surgiram com a popularização da internet foi a possibilidade que algumas pessoas preguiçosas vislumbraram de ganhar dinheiro fácil sem esforço algum, baseado na falta de conhecimento dos outros. A melhor coisa que me aconteceu foi exatamente ter descoberto que eu não precisava depender do formato mp3 para fazer este blog. Enquanto outros apenas falam, eu provo. Na última etapa, quando eu for postar os bootlegs, eu vou refazer todos os posts desde o começo, exatamente como eu ia fazer originalmente; em ordem cronológica. Vai ter tanto conteúdo que qualquer pessoa vai demorar mais de 30 minutos apenas para ver o que tem naquele post - que entre parenteses vai constar como tendo mais de 100 álbuns. Quando isso acontecer, muitos blogueiros "veteranos" já terão resolvido suas vidas apenas com o dinheiro que conseguem ganhar agora, vendendo o que é dos outros. Mas isso não me importa nem um pouco. Escolhi fazer as coisas direito, e é assim que continuarei fazendo, mesmo que todos ao meu redor decidam mudar de lado, eu continuarei sendo honesto.

Porque o caminho da retidão é o único que leva a algum lugar, em que se é possível chegar e permanecer.

Um comentário:

  1. http://www.mediafire.com/file/fr7x9g6mgkp9ccz/RockAndRollProof.rar/file

    A senha de extração é o nome por extenso do blog, com todos os pontos e barras.

    Compressed Folder Pass = https://therockandrollparadise.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Antes de postar um comentário, por favor leia o parágrafo sobre o assunto na Página Inicial.